Reino Unido não recomenda vacina AstraZeneca em pessoas com menos de 30 anos
A agência reguladora da União Europeia (EMA) reforça que os efeitos colaterais da vacina são raros e que a vacinação continua necessária
Autoridades da Saúde do Reino Unido expressaram preocupação com o uso da vacina da AstraZeneca em jovens após descobrirem efeitos colaterais de coágulo sanguíneo em indivíduos que receberem o imunizante.
A região anunciou que não recomenda que pessoas com menos de 30 anos recebam a vacina. Nesta quarta-feira, o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) da Grã-Bretanha pronunciou-se sobre o assunto e afirmou que uma alternativa à vacina deve ser oferecida aos adultos mais jovens.
“Não estamos aconselhando a suspensão de qualquer vacinação para qualquer indivíduo em qualquer faixa etária. Estamos aconselhando a preferência por uma vacina em vez de outra para uma determinada faixa etária, na verdade com o máximo cuidado, e não porque temos alguma segurança séria preocupações”, disse Wei Shen Lim, presidente do setor de Covid-19 do Comitê.
A agência regulatora da União Europeia EMA (European Medicines Agency) reforça que os efeitos colaterais da vacina são raros e que a vacinação continua necessária. “O risco de mortalidade por COVID é muito maior do que o risco de mortalidade por esses efeitos colaterais raros”, afirmou Emer Cooke, diretor executivo da EMA.
(Com informações da agência Reuters)