Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reino Unido inicia teste de sangue que pode detectar mais de 50 tipos de câncer

    O Serviço Nacional de Saúde (NHS) vai recrutar 140 mil voluntários do país; teste pode se tornar um divisor de águas na detecção precoce da doença

    Guy Faulconbridgeda Reuters

    O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido inicia nesta segunda-feira (13) o maior teste do mundo com exames de sangue que pode ser usado para detectar mais de 50 tipos de câncer antes que os sintomas apareçam.

    O teste de Galleri, da empresa americana de biotecnologia Grail Inc., examina o DNA no sangue do paciente para determinar se algum vem de células cancerosas.

    O diagnóstico precoce de câncer leva a um aumento significativo nas taxas de sobrevivência.

    O NHS disse que deseja recrutar 140 mil voluntários na Inglaterra para ver se o teste funcionou bem como parte de um ensaio clínico randomizado.

    Metade dos participantes terá sua amostra de sangue examinada com o teste de Galleri imediatamente.

    “Precisamos estudar o teste de Galleri com cuidado para descobrir se ele pode reduzir significativamente o número de cânceres diagnosticados em um estágio tardio”, disse Peter Sasieni, professor de prevenção do câncer no King’s College, em Londres.

    “O teste pode ser um divisor de águas para a detecção precoce do câncer e estamos entusiasmados por liderar esta importante pesquisa.”

    O câncer de pulmão é de longe a causa mais comum de morte por câncer no Reino Unido, sendo responsável por cerca de um quinto de todas as mortes por câncer.

    Os cânceres de pulmão, intestino, próstata e mama são responsáveis ​​por 45% das mortes por câncer no Reino Unido, segundo o NHS.

    A empresa americana de ciências biológicas Illumina Inc. informou no mês passado que concluiu sua aquisição da Grail Inc. por US $ 7,1 bilhões.

    A Illumina disse que operará o Grail separadamente de seus negócios existentes.

    (Edição de Mike Harrison)