Recorde de casos e avanço da Ômicron; como está a Covid-19 no mundo
O mundo registrou nas últimas 24 horas mais de 3,23 milhões de casos de coronavírus; e a Ômicron está se espalhando com rapidez
Os casos de coronavírus nos primeiros dias de janeiro de 2022 têm disparado em todo o mundo.
De acordo com a plataforma Our World in Data (OWD), nas últimas 24 horas foram 3,28 milhões de novas infecções por Covid-19 — batendo o recorde de novos casos.
É a primeira vez, desde o início da pandemia, que o registro diário pandêmico ultrapassa a casa dos 3 milhões.
Os Estados Unidos foram responsáveis por mais de um terço das infecções, com 1,4 milhão de casos nas últimas 24 horas.
A plataforma, que utiliza dados da Universidade John Hopkins, registrou 33.921 novos casos de SARS-CoV-2 no Brasil no mesmo período.
Com os novos números, o mundo chegou à marca de 310,44 milhões de infecções em quase dois anos de pandemia.
O aumento no número de casos acontece após as festas de fim de ano, e o espalhamento da variante Ômicron, cepa mais infecciosa do coronavírus.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a Ômicron deve atingir 50% da Europa nos próximos dois meses.
Covid no Brasil
O Brasil tem 78% da população vacinada com uma dose da vacina contra a Covid-19 e 68,1% com as duas doses. Apesar disso, o número de pessoas que receberam o imunizante de reforço está em 14,3%, segundo dados do Our World In Data.
Para tentar conter o avanço da Ômicron e evitar colpaso nos sistemas de saúde — como no início da pandemia — alguns estados voltaram atrás na decisão de relaxar as medidas de precaução e endureceram o combate ao vírus.
Segundo levantamento da Agência CNN, a Bahia anunciou atualização de decreto com redução de público em eventos e novas restrições a partir de amanhã; no Ceará, as festas de Pré e de Carnaval foram vetadas — assim como em diversas capitais.
Amazonas, Amapá e Pernambuco reduzieram a capacidade de público em eventos, e outros estados voltaram a obrigar o uso de máscaras em locais fechados e abertos.
Covid no mundo
As internações por Covid-19 nos Estados Unidos atingiram um novo recorde, superando o pico anterior de janeiro de 2021, segundo dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país.
Até a data desta publicação, existem 145.982 pessoas hospitalizadas com coronavírus – número quase duas vezes mais do que há duas semanas.
Na Europa, Espanha, Holanda e Itália estão vendo cada vez mais profissionais de saúde serem afastados por conta das infecções por coronavírus.
A França tem 22.749 pessoas internadas por Covid-19 e a Itália outras 17.946
Na China, várias estão aplicando restrições mais duras para tentar controlar novos surtos de Covid–19. O município de Tianjin batalha contra a altamente contagiosa variante Ômicron que foi detectada em transmissão comunitária em outras duas províncias.
Os dados do Our World in Data mostram que 59,5% da população mundial tomou a primeira dose da vacina contra a Covid. E pouco mais da metade (50,3%) está totalmente vacinada — com as duas doses.
A dose de reforço chegou para 7,1% das pessoas a nível global.
Confira orientações do Ministério da Saúde do que fazer diante do diagnóstico de Covid-19
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”637570″ title_galeria=”Confira orientações do Ministério da Saúde diante do diagnóstico de Covid-19″/]
*Com informações de Giulia Alecrim, da CNN