Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reabilitação respiratória ajuda a reduzir dano da COVID-19, diz fisioterapeuta

    Fisioterapeuta explica como esse processo pode auxiliar na recuperação do paciente

    Um dos órgãos mais afetados pelo novo coronavírus, o pulmão pode levar de seis meses até um ano para se recuperar totalmente das lesões causadas pela COVID-19. Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (22), Ligia Junqueira, coordenadora de fisioterapia e terapia ocupacional do Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo, explicou que exercícios respiratórios podem ajudar a minimizar os efeitos da doença.

    “Essa doença causa uma disfunção respiratória imediata bastante agressiva. E que pode trazer, sim, alguns problemas secundários à doença, mesmo após a fase aguda. O que torna pra gente um desafio em um período crônico. Ainda é muito cedo para prever exatamente o que acontece nestes pulmões, mas a gente sabe que a reabilitação respiratória pode reduzir isso [impacto da doença].” 

    A especialista também explicou uma reação do órgão ao ser acometido pelo novo coronavírus: o chamado efeito ‘vidro fosco’ nos pulmões. “Basicamente tem o processo inflamatório ao qual nosso corpo tenta responder, gerando um espessamento do nosso sistema respiratório e forma uma capa, atrapalhando que se faça a troca de oxigênio”, explica.

     

     

    Tópicos