Queiroga diz que país pode antecipar mais 300 mil doses da Janssen nesta semana
Essas doses foram negociadas diretamente com a empresa, que deve conseguir adiantar mais um lote
Além das 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen que chegaram nesta terça-feira (22) ao país, o Brasil pode receber mais 300 mil doses do imunizante ainda nesta semana. A informação foi dada hoje pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a jornalistas, na porta do prédio da pasta, e confirmada pela assessoria.
Essas doses também foram negociadas diretamente com a empresa, que deve conseguir adiantar mais um lote. A antecipação é de parte das doses acordadas em março de 2021 pelo Ministério da Saúde com a farmacêutica.
Seriam 38 milhões de doses apenas entre outubro e dezembro de 2021. Mas, nesta semana, a pasta conseguiu adiantar 1,5 milhão, e pode ter a importação de mais 300 mil. De acordo com o ministério, não há nada certo, apenas tratativas.
O Ministério da Saúde vem negociando antecipações de doses com a Janssen há semanas. Primeiro, tentou 10 milhões. Depois, 3 milhões, que chegaram a ser acordadas, mas a empresa não conseguiu enviar dentro do prazo. Não houve explicação do porquê de nenhuma das partes.
Doação americana
A pasta também aguarda uma resposta do governo americano para receber uma doação direta de 3 milhões de doses. Fontes disseram à CNN que uma resposta deve ser dada na quarta-feira (23).