Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quase 30 mil pessoas a partir dos 50 anos não se vacinaram no Rio

    Prefeitura decidiu fazer repescagem para esta faixa da população todos os dias, no período da tarde

    Fila de pessoas para vacinação contra a Covid-19
    Fila de pessoas para vacinação contra a Covid-19 Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Mylena Guedes, da CNN, no Rio de Janeiro*

    Na cidade do Rio de Janeiro, 29.698 pessoas, com 50 anos ou mais, não foram aos postos de saúde se vacinar contra a Covid-19. De acordo com o painel da prefeitura, somente a faixa-etária de 70 a 74 anos, tem mais de 12 mil idosos que não receberam a primeira dose.

    Diante deste cenário, a prefeitura voltou atrás e decidiu que todos os dias, na parte da tarde, pessoas a partir de 50 anos que perderam a data da imunização podem procurar um posto de saúde para receber a vacina. A repescagem também foi aberta a pessoas com deficiência permanente e para grávidas e puérperas.

    Dos 290 mil PCDs adultos estimados pela Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (SMPD), somente 22 mil foram vacinados contra o vírus na capital fluminense. A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, afirmou que o número é preocupante e que a equipe tenta entender esses dados.

    “Estamos preocupados com a baixa adesão, a vacinação é muito necessária. Acreditamos que há várias razões para isso, como a falta de informação, o medo de sair de casa e pegar a doença ou outra classificação nos postos. Podem ter colocado, de forma errada, como comorbidade, por exemplo”, disse a secretária.

    O número de faltosos, no entanto, é ainda maior na população entre 40 e 49 anos. Somente nessa faixa-etária, são 36.987 pessoas que não compareceram aos postos. Contudo, a repescagem para esse público só está prevista depois que todos os adultos tiverem vacinados, no dia 18 de agosto.

    Com as 230.294 doses recebidas no último sábado, a cidade garante a aplicação da primeira dose até esta quarta-feira (4). No entanto, em coletiva de imprensa essa segunda-feira (2), o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirmou estar confiante em novas entregas por parte do Ministério da Saúde.

    Somente com a distribuição de novas remessas será possível dar continuidade a aceleração do calendário, que é destinado a pessoas com 31 anos nesta terça-feira (3), sendo mulheres de manhã e homens à tarde.

    O objetivo da prefeitura é finalizar esta semana com todos a partir dos 27 anos vacinados, com 400 mil doses aplicadas neste período.

    (*sob supervisão de Helena Vieira)