Projeto da USP digitaliza carteiras de vacinação; veja como participar
Objetivo é estimar a cobertura vacinal nas regiões pelo país.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) trabalham para digitalizar o maior número possível de carteiras de vacinação, que estão em papel. O objetivo é estimar a cobertura vacinal nas regiões do país.
Os especialistas estão na primeira fase dos trabalhos e buscam voluntários que possam enviar a imagem da carteira de vacinação com os registros. O documento pode ser enviado para este site.
“Para ajudar no projeto, não precisamos de seus dados pessoais, apenas de imagens de sua caderneta de vacinação tiradas do seu próprio celular. Todos que contribuírem para nossa pesquisa estarão ajudando a desenvolver um aplicativo que facilitará o trabalho de milhares de agentes de saúde e ajudará o governo a combater epidemias e salvar mais vidas”, diz a apresentação do projeto.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (29) o projeto de lei que cria a Carteira Digital de Vacinação. O texto vai agora para o Senado Federal e, caso seja aprovado, seguirá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A Carteira Digital de Vacinação estará atrelada ao CPF de cada pessoa e as informações estarão disponíveis em um sistema centralizado do Ministério da Saúde. Dessa forma, a pasta poderá monitorar as campanhas de vacinação de maneira mais eficaz.
(*Com informações de Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo, e da Agência Câmara de Notícias)