Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeitura de SP pede intervenção em rede onde 65 morreram por COVID-19

    Advogado da Prevent Senior diz que rede tem cumprido rigorosamente as normas de atendimento prescritas pelo Ministério da Saúde e OMS

    Pedro Duran e José Brito , Da CNN, em São Paulo

    A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo pediu uma intervenção imediata nos hospitais Sancta Maggiore, da rede de planos de saúde Prevent Senior, especializada em pacientes idosos. O pedido foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde, que tem a atribuição para isso.

    A decisão foi tomada depois de constatar que 65 das 100 mortes de pacientes com coronavírus na cidade de São Paulo ocorreram nos hospitais Sancta Maggiore.

    A medida visa “auxiliar o hospital a corrigir problemas estruturais sob ponto de vista sanitário”. O pedido foi encaminhado na sexta-feira da esfera municipal para a estadual e, a princípio, não envolve multas ou interdição.

    Mais cedo, a CNN noticiou que o Ministério Público de São Paulo abriu investigação criminal para apurar eventual omissão de notificação de casos suspeitos do novo coronavírus pelo hospital Sancta Maggiore às autoridades de saúde.

    O hospital Sancta Maggiore tem dez dias para apresentar dados dos pacientes com COVID-19 desde novembro de 2019, dados dos médicos que trataram desses pacientes e certidão de óbito dos que morreram em decorrência da doença. Os familiares das vítimas também serão ouvidos.

    Outro lado

    Em nota, o advogado Nelson Willians, que representa a Prevent Senior, disse que “ameaçar de intervenção só demonstra que a Prefeitura tenta faturar a desgraça do momento atual com a crise do COVID-19 com objetivos políticos e estranhos. Usa de expedientes desonestos, abusivos e inverídicos para ganhar notoriedade e causar pânico.”

    Ainda segundo Wilians, “atacar uma instituição que tem cumprido rigorosamente as normas de atendimento prescritas pelo Ministério da Saúde e OMS é um golpe baixo que não iremos admitir. São mentirosas as alegações de que há subnotificações, falta de funcionários e problemas na estruturação do hospital da operadora. A Prevent Senior informa que acionará a Prefeitura, judicialmente, pelo descumprimento dos princípios constitucionais e administrativos, pilares do Estado Democrático de Direito.”

    Tópicos