Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeito de Belém quer convocar médicos cubanos para reforçar atendimento

    Segundo Zenaldo Coutinho (PSDB), com a pandemia do novo coronavírus, o mercado na capital paraense "está saturado" e não há profissionais suficientes

    Da CNN, em São Paulo

    O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), afirmou à CNN nesta quarta-feira (22), que o município está articulando a chamada de médicos cubanos para atuar durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, “o mercado [na região] está saturado, nós não temos profissionais”.

    Segundo o prefeito, primeiro foram chamados médicos da capital paraense e alunos que estão em fase de conclusão do curso de medicina. No entanto, não houve a ocupação de todos os cargos. Por isso, a cidade quer contratar médicos cubanos. 

    Zenaldo também disse que, junto com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a capital está aumentando as medidas restritivas. Ele afirmou que sai ainda hoje um decreto para o uso obrigatório de máscaras nas ruas.

    “Vamos abrir também uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na próxima segunda-feira e estamos adquirindo novos equipamentos e insumos, como máscaras N95 e cirúrgicas”, disse.

    O prefeito declarou que fará nos próximos dias um novo exame para saber se está com COVID-19. Segundo ele, integrantes da sua equipe, como seu motorista, testaram positivo para a doença. Ele está em isolamento domiciliar.

    Até o dia de hoje, o Pará registrou 45 mortes e 1.195 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. Em Belém, todos os leitos da rede pública estão ocupados.