Pandemia vive trégua na Europa, mas mutações da Ômicron acendem alerta
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama da nova fase do combate à Covid-19, incluindo alta de casos e de mortes no Brasil
O momento atual da pandemia de Covid-19 tem sido marcado por novos picos de casos da doença no Brasil e pelo surgimento de novas linhagens da variante Ômicron, mas também pelos sinais de uma trégua da doença na Europa.
O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) no continente europeu, Hans Kluge, afirmou que a região está perto de controlar a Covid-19. Segundo Kluge, a imunidade resultante da vacinação, o comportamento menos agressivo da variante Ômicron e a chegada da primavera serão fatores determinantes para o que ele classificou como um “cessar-fogo” da pandemia.
Mas, no Brasil, o momento ainda é de preocupação com aumento do número de novos casos e mortes. Outro motivo de alerta é o surgimento de novas mutações do coronavírus, como a subvariante BA.2, e o risco de que elas sejam mais transmissíveis e aumentem a pressão sobre os sistemas de saúde.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama da nova fase do combate à Covid-19. Para descrever o cenário atual da pandemia, participa deste episódio a epidemiologista Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)