Pesquisa brasileira desenvolve teste de Covid-19 que também identifica variantes
À CNN Rádio, o coordenador do estudo, Alex Leite Pereira, afirmou que a inovação barateia os custos e auxilia a identificar o cenário epidemiológico
Uma pesquisa do Laboratório de Diagnóstico Molecular do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) desenvolveu um novo teste de Covid-19 que também é capaz de identificar qual a variante do vírus.
Em entrevista à CNN Rádio nesta quinta-feira (28), o coordenador do estudo, Alex Leite Pereira, explicou que, geralmente, o sequenciamento genético é feito separadamente – o que traz problemas.
“O sequenciamento consome tempo e recursos, o que fizemos na UNB é desenvolver uma técnica para detecção de variantes usando o mesmo método RT-PCR com custo muito menor”, disse.
Ele ainda exemplificou a diferença de gastos: “Nosso método custa, em média, 100 reais, enquanto o sequenciamento genético custa entre 3 e 4 mil reais. Sendo um processo mais barato, as variantes são identificadas num quantitativo maior, o que permite visão epidemiológica melhor da situação.”
O professor explicou ainda que o método elaborado “in house”, ou seja, pela universidade, pode ser atualizado à medida que novas variantes surjam, “o que não acontece com métodos importados, que também têm custo elevado.”
A tecnologia será testada, agora, por um laboratório independente do Rio Grande do Sul para definição de eficácia.
“Nossa pretensão é de que, se ela se mostrar com alta eficácia e acurácia, faremos o processo de patenteamento e potencialmente poderá chegar ao mercado, a intenção é ajudar o cenário epidemiológico aumentando a testagem.”
Com produção de Bel Campos