Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pernambuco lança programa de testagem em massa contra variantes da Covid-19

    'TestaPE' planeja alcançar 1,5% da população do estado até o fim de setembro para identificação de cepas do coronavírus

    Profissional de saúde realiza teste da Covid-19 em morador
    Profissional de saúde realiza teste da Covid-19 em morador Foto: Acervo Fundação Oswaldo Cruz

    Bianca Camargo e Layane Serrano, da CNN, em São Paulo

    O governo de Pernambuco anuncia nesta quarta-feira (18) o TestaPE, programa de testagem em massa para identificar linhagens mais transmissíveis da Covid-19, como a variante Delta, e adotar medidas mais eficazes contra a expansão do vírus.

    O programa recebeu, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), um investimento de R$ 7,6 milhões na compra de 1.090.713 testes de antígeno. As distribuições do primeiro lote, que contabiliza 200 mil testes, começam a partir de hoje aos 184 municípios.

    A expectativa é que até o final desta quinta-feira (19), todas as cidades já tenham recebido seus testes e que 1,5% da população seja testada até o fim de setembro. A meta do programa é garantir que 10% dos moradores do estado sejam testados dentro de seis meses.

    Segundo o governador Paulo Câmara (PSB), a partir de agora, Pernambuco entra em uma nova fase na estratégia de enfrentamento à pandemia.

    “Com esse teste, é possível determinar com segurança se a pessoa está com Covid-19 em menos de uma hora. Diminuindo o intervalo de tempo entre a coleta e o resultado do exame será possível interromper o ciclo de disseminação da doença com mais eficiência, quando o vírus está mais ativo, ou seja, mais contagioso”, comentou o governador.

    O teste é similar ao exame RT-PCR porque também é feito através da coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta). A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, é de, aproximadamente, 30 minutos. Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado.

    Fotos: Vacinação no Brasil e no mundo

    A indicação é que o exame seja em até dez dias após o início dos sintomas, com preferência entre o quinto e o sétimo dia. Os exames poderão ser coletados em Unidades Básicas de Saúde, centros de coleta ou em UPAs e Policlínicas, cada municípios definirá seu local de testagem.

    De acordo com o Ministério da Saúde, já foram identificados 7 casos de variante Delta em Pernambuco, sendo um óbito.