Paraná está há 3 semanas trabalhando com 100% de leitos ocupados, diz secretário
À CNN Rádio, Beto Preto disse que estado vive ‘momento dramático’ apesar de ligeira queda de infecções
A situação da ocupação de leitos no Paraná está há três semanas com a operação equivalente a 100% de lotação. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (21).
“Acusamos essa superlotação há três, quase quatro, semanas, editamos decretos de restrição que visam a diminuição de circulação de pessoas de madrugada, diminuindo a possibilidade de traumas e violência, para não ocupar leitos não-Covid e sobrecarregar ainda mais os sistema”, explicou Beto.
De acordo com ele, o “momento é dramático”. Hoje, a cada 100 exames de Covid-19, 28 são positivos. Houve queda lenta do número, que já chegou a 40 infectados a cada 100.
De qualquer forma, a preocupação é grande. “Desses 29 positivos, um quantitativo pequeno vai precisar de leitos e internação em UTI, e alguns vão a óbito. É muito triste ter que falar isso, mas é a clareza do dado.”
Ao mesmo tempo, Beto Preto relatou que a vacinação já faz efeito no estado, com apenas um terço da população acima de 60 anos representando os casos de infecção pelo novo coronavírus – número que era o inverso antes da imunização.
Ele disse que a expectativa é de aceleração da vacinação. “Fizemos previsão para o final de setembro que toda a população acima de 18 anos possa receber pelo menos a primeira dose. Dependendo do quantitativo recebido do Ministério da Saúde, podemos até tentar antecipar.”
*Com produção de Bel Campos.