Órgão de saúde diz que há alto risco de variante Ômicron se espalhar pela Europa
OMS anunciou na sexta-feira que designou a Ômicron como uma variante de preocupação
Há um risco “alto a muito alto” de que a nova variante da Covid-19, batizada de Ômicron pela Organização Mundial da Saúde na sexta-feira, se espalhe na Europa, disse o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças na sexta-feira.
“Há uma incerteza considerável relacionada à transmissibilidade, eficácia da vacina, risco de reinfecções e outras propriedades da variante Ômicron. No entanto, dado seu potencial de escape imunológico e vantagem de transmissibilidade potencialmente aumentada em comparação com Delta, avaliamos a probabilidade de introdução adicional e disseminação pela comunidade na UE / EEE como ALTO. Numa situação em que a variante Delta está a ressurgir na UE / EEE, o impacto da introdução e possível disseminação da Ômicron pode ser MUITO ALTO. Em conclusão, o nível geral de risco para a UE / EEA associado a variante da SARS-CoV-2 Ômicron é avaliado como ALTO a MUITO ALTO “, disse o ECDC.
A OMS anunciou na sexta-feira que designou a Ômicron, que foi identificado como cepa do coronavírus B.1.1.529, como uma variante de preocupação.
Além da África do Sul, a nova variante identificada foi detectada em Botsuana, Hong Kong e Bélgica.
Parece estar se espalhando rapidamente em partes da África do Sul e os cientistas estão preocupados que seu número excepcionalmente alto de mutações possa torná-lo mais transmissível e resultar em evasão imunológica.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”439988″ title_galeria=”Veja a vacinação contra a Covid-19 no Brasil e no mundo”/]
O Grupo Técnico Consultivo da OMS sobre a evolução do vírus SARS-CoV-2 (TAG-VE), um grupo independente de especialistas, se reuniu na sexta-feira para discutir a variante, disse um comunicado da OMS.
Os conselheiros recomendaram que a OMS designasse a variante como “preocupante”, referindo-se ao grande número de mutações da variante, à possibilidade de aumento do risco de reinfecção e outras evidências.
* (Texto traduzido. Clique aqui para ler o original).