Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Número de internações por Covid-19 sobe em 4 estados

    Entre as capitais, 20 das 27 cidades apresentaram crescimento na tendência de longo prazo até o início deste mês

    Leitos de UTI para pacientes da Covid-19 do Hospital Regional Norte, em Sobral, Ceará
    Leitos de UTI para pacientes da Covid-19 do Hospital Regional Norte, em Sobral, Ceará Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará (15.jul.2020)

    Da CNN*

    Quatro estados brasileiros tiveram aumento no número de hospitalizações provocadas pela Covid-19 entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março. São eles: Amazonas, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.

    Os dados constam no último boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado pela instituição na última sexta-feira (10).

    De acordo com o relatório da Fiocruz, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) associados à Covid-19 mantiveram a tendência de alta já registrada nas semanas anteriores no Amazonas e São Paulo. Ceará e Rio de Janeiro também passaram a ter tendência de alta. Há ainda sinal inicial de aumento no Mato Grosso do Sul e Pará.

    Coordenador do Infogripe, o pesquisador Marcelo Gomes destaca a desaceleração no número de novos casos entre crianças e adolescentes e, por outro lado, elevação entre os adultos no cenário nacional.

    “O cenário de aumento recente de casos de SRAG associados à Covid-19 reforça a importância de adesão à campanha de vacinação, iniciada no dia 27 de fevereiro, para que não gere impacto significativo em termos de casos graves”, destacou o pesquisador em nota divulgada pela Fiocruz.

    Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 2,8% para influenza A; 3,0% para influenza B; 26,8% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 49,7% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

    Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 3,9% para influenza A; 3,1% para influenza B; 0,8% para VSR; e 91,4% para Sars-CoV-2.

    Capitais

    Vinte das 27 capitais apresentam crescimento na tendência de longo prazo até a semana terminada em 9 de março: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

    (Com informações da Agência Brasil)