Nova Zelândia relata novos casos de Covid-19 causados pela variante Delta
Segundo Ardern, mudanças na administração do surto devem ser anunciadas já na segunda-feira (30)
A Nova Zelândia, um dos primeiros países a se tornar praticamente livre da Covid-19 no ano passado, confirmou neste domingo (29), o registro de 83 novos casos da doença. Todos eles, segundo a primeira-ministra Jacinda Ardern, foram causados por transmissões locais da variante Delta, mais transmissível que as demais.
Segundo Ardern, mudanças na administração do surto devem ser anunciadas já na segunda-feira (30) e o governo neozelandês “está em busca de mais informações sobre a infecção”. “Se precisarmos apertar ainda mais nossas restrições, faremos”, disse ela em uma entrevista coletiva.
O país estava livre do vírus e não adotava quase mais nenhuma medida para evitar o contágio (como usar máscaras e não se aglomerar) até o primeiro novo surto da doença neste mês. Até agora, foram confirmados pouco mais de 3.100 casos e 26 mortes, segundo o ministério da saúde da Nova Zelândia.
Ardern, assim que confirmou o primeiro caso Delta no país, ordenou o confinamento de toda a nação.Por enquanto, a primeira-ministra continua a reforçar a estratégia, mesmo com a vizinha Austrália se distanciando da abordagem. E, por enquanto, parece que o público continua a bordo — mesmo que isso signifique ser uma “nação eremita”.
A cada 100 habitantes da Nova Zelândia, cerca de 60,33 foram vacinados em um país que tem uma população de cerca de 4,9 milhões. Os dados são do Our World In Data.
*Com informações de Reuters e Julia Hollingsworth, da CNN