Niterói se antecipa e pode ser primeira cidade do Brasil a aplicar 3ª dose
Cidade vai começar a vacinar 1200 idosos de abrigos e asilos nesta sexta-feira (27)
A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, pode ser a primeira do Brasil a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. A cidade prevê iniciar essa etapa da vacinação a partir desta sexta-feira (27). A decisão foi tomada depois da determinação do Ministério da Saúde de começar a aplicação da terceira dose no dia 15 de setembro.
Como na capital fluminense, a aplicação em Niterói vai começar com as instituições de longa permanência, como asilos e abrigos. A prefeitura informou à CNN que o primeiro grupo tem 1200 pessoas. A dose de reforço será aplicada no mesmo público no Rio de Janeiro, a partir de 1º de setembro, para 7 mil pessoas.
A medida prevê reforçar a vacinação contra a variante Delta, que tem se espalhado intensamente no Brasil, tendo como epicentro o Rio de Janeiro. No mês de julho, a Prefeitura do Rio estima que 53% dos novos casos de Covid-19 tenham sido causados pela variante Delta.
Ao anunciar a aplicação da terceira dose, o Ministério da Saúde afirmou que “a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses” e que a Pfizer é a vacina preferencial para isso.
“A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca”, disse a pasta.
Outros lugares do país também estão se organizando para iniciar a aplicação da terceira dose antes mesmo do dia 15 de setembro. Em São Paulo, a vacinação começa com os públicos definidos pelo Ministério já em 6 de setembro.