Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nilópolis-RJ já revacinou 51,8% dos suspeitos de terem recebido vacina vencida

    Município prossegue a investigação; especialistas entendem que pacientes não correm risco

    Profissional de saúde prepara dose da vacina da AstraZeneca contra Covid-19
    Profissional de saúde prepara dose da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

    Stéfano Salles, da CNN, no Rio de Janeiro

    Cidade da Baixada Fluminense onde 727 pessoas podem ter recebido vacinas da AstraZeneca fora da data de validade, Nilópolis já revacinou desde segunda-feira (5) 377 pessoas, o que representa 51,8% do total. Esse número aponta para pacientes que efetivamente receberam a dose administrada fora da data adequada. A informação foi confirmada neste sábado pelo município à CNN.

    Ao todo, cinco funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) têm feito desde a penúltima sexta-feira (2) busca ativa pelos pacientes que podem ter recebido o imunizante vencido. Cerca de 400 já foram contatadas e devem aparecer no posto de saúde com o cartão de vacinação, para verificar a data de validade da vacina recebida.

    Segundo a Prefeitura de Nilópolis, a SMS já constatou que em alguns casos suspeitos, o imunizante foi aplicado dentro da data de validade. No entanto, o município de 160 mil habitantes não divulgou o número total de pacientes se enquadram nessa situação.

    Especialistas ouvidos pela CNN entendem que os pacientes que tiverem recebido vacina fora da data de validade não correm risco adicional. A única ameaça é a de não estarem imunizados contra a Covid-19, como explica o virologista Fernando Spilki, coordenador da rede Corona-Ômica, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

    “Em caso de suspeita, revacinar é mesmo o procedimento correto. Mas ninguém corre risco nenhum de ter algum problema por causa da vacina vencida. O problema é não ser imunizado, o que será corrigido com uma nova aplicação”, avalia.

    A prefeitura continua a investigação sobre as doses. Enquanto isto, a partir da próxima semana, serão vacinados os moradores na faixa de 41 a 32 anos, com duas idades por dia. Homens se vacinam pela manhã e mulheres recebem o imunizante à tarde.

    Calendário de vacinação

    Segunda-feira (12/7) – Pessoas com 41 e 40 anos

    Terça-feira (13/7) – Pessoas com 39 e 38 anos

    Quarta-feira (14/7) – Pessoas com 37 e 36 anos

    Quinta-feira (15/7) – Pessoas com 35 e 34 anos

    Sexta-feira (16/7) – Pessoas com 33 e 32 anos

    Sábado (17/7) – Repescagem para pessoas de 32 anos ou mais