Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Musculação é benéfica para a saúde cerebral de idosos, diz estudo

    A prática regular de exercícios pode garantir melhor desenvolvimento da capacidade de pensar e compreender

    Adriana De Lucada CNN , em São Paulo

    A prática regular de exercícios aeróbicos e de musculação pode ser benéfica para a saúde cerebral das pessoas mais velhas. A informação foi divulgada em estudo publicado na revista científica GeroScience.

    Os pesquisadores observaram 184 idosos saudáveis com idades entre 85 e 99 anos, e os dividiu em três grupos: o dos sedentários, o dos praticantes de exercícios cardiovasculares e aqueles que combinavam exercícios cardiovasculares com treinamento de força.

    Os participantes foram submetidos a uma bateria de testes cognitivos, como NIH-TB, Codificação, Pesquisa de Símbolos, Fluência de Letras e Teste Stroop, que possibilita a detecção de problemas neurológicos e cerebrais ao avaliar os efeitos de interferência entre os hemisférios do cérebro.

     

     

    Os resultados indicaram que o grupo que combinava exercícios cardiorrespiratórios com a musculação apresentava um desempenho superior em termos de velocidade de processamento cognitivo e funções executivas, que são as habilidades necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações.

    O médico Roni Mukamal, superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior, especialista em pacientes da terceira idade, destaca que o estudo traz à tona os benefícios também emocionais da prática regular de atividade física na terceira idade.

    ”A musculação é um exercício que atua diretamente no músculo, de uma forma geral, fazendo a sua síntese proteica, aumentando seu volume, seu tamanho”, explica. “Mas o benefício não é só muscular. A gente sabe que a musculação também gera gasto de calorias, e também mexe com o coração, aumentando a circulação sanguinea, fazendo o sangue circular de forma mais homogênea por todo o corpo, inclusive por todo o cérebro”.

    Ele ainda explicou que, à medida que envelhecemos, as atividades diárias podem se tornar mais desafiadoras, e que a musculação também pode ter o seu benefício neste sentido: ” é também um exercício de atenção, você tem que fazer repetições, você tem que se concentrar, então melhora a memória e a ansiedade. A musculação é realmente um arsenal indispensável: além de reduzir o risco de lesões, melhora o bem-estar emocional, você se sente mais bonito e empoderado.”

    Ainda de acordo com a pesquisa, a adoção de uma rotina de atividade física e uma alimentação adequada são fundamentais para envelhecer com qualidade de vida, possibilitando resgatar o potencial muitas vezes esquecido da terceira idade na sociedade.

    Tópicos