MP recomenda fechamento de cidades do Norte Fluminense
Pedido vale para cidades que viveram aumento recente de internações em UTIs
O Ministério Público do Rio de Janeiro recomendou o fechamento total das atividades econômicas das cidades do Norte Fluminense em meio ao agravamento da pandemia de coronavírus na região. A recomendação vale por 14 dias para os municípios de Campos dos Goytacazes, o maior em extensão territorial do estado, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
O pedido do MP às cidades leva em conta o “grande aumento de casos de contaminação por COVID-19, levando a ocupação de todos os leitos de UTI dos municípios de Campos dos Goytacazes e de São João da Barra”.
À CNN, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, afirmou que irá fechar a cidade e que já não há mais leitos de UTI disponíveis para pacientes com covid nas cidades do Norte Fluminense. A recomendação do MP prevê que prefeitos e secretários de saúde que não cumprirem medidas de restrição da circulação sejam responsabilizados. “Ao descumpri-las, assumirão a posição de agente garantidor dos óbitos e agravamentos dos seus munícipes que aguardam vagas por leitos de UTI”, diz o texto do MP.
O MP recomendou o fechamento de bares, restaurantes, clubes, praias, parques, shoppings, academias, lagoas, cachoeiras, rios e igrejas, além de outros locais e serviços.