Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mesmo com crise na Índia, governo brasileiro não muda cronograma de vacinação

    De acordo com o cronograma, a Índia vai enviar oito milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford ao país no terceiro trimestre de 2021

    Mathias Brotero, da CNN, em Brasília

    Apesar do agravamento de crise da Covid-19 na Índia, o governo brasileiro não trabalha com mudanças no cronograma de vacinação. 

    A Índia vai enviar oito milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford, no terceiro trimestre de 2021, de acordo com o cronograma atualizado do Ministério da Saúde. As doses fazem parte do acordo feito com o Instituto Sérum da Índia, que diz ser o maior produtor de vacinas do mundo. 

    Uma importante fonte do governo brasileiro informou à CNN que há uma possibilidade de reorganização, porém os contatos com o governo indiano têm sido produtivos e por enquanto, o cronograma previsto pela pasta segue mantido.

    A fonte ainda lembrou que a Índia está em uma situação crítica por conta da Covid-19 e há uma determinação do governo de não autorizar a exportação para nenhum país. Segundo a mesma, isso não vale especificamente para o Brasil.

    A Índia foi um dos primeiros países a enviarem doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil.
    O país asiático mandou, em janeiro, os primeiros dois milhões de doses.

    No mês seguinte chegarem mais dois milhões de doses ao Brasil. A CNN entrou em contato com o Instituto Sérum, para saber se a piora no cenário de saúde pública pode afetar o envio de doses, mas ainda não houve resposta.

    O Itamaraty reforçou o cronograma do Ministério da Saúde e reafirmou, por meio de nota, que “em coordenação com o Ministério da Saúde, o Itamaraty participa permanentemente dos esforços para obtenção de vacinas contra a Covid-19, inclusive facilitando as tratativas no âmbito técnico, por meio dos canais diplomáticos junto a outros governos.”

    Ainda de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, “sempre em coordenação com o Ministério da Saúde, o Itamaraty tem mantido permanente diálogo com a Índia para entregas de doses da vacina produzidas pelo ‘Serum Institute of India (SII)’.”

    Vacinação contra Covid-19 em Magé, Rio de Janeiro
    Vacinação contra Covid-19 em Magé, Rio de Janeiro
    Foto: Pilar Olivares/Reuters (7.abr.2021)

    Tópicos