Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Medidas de proteção contra a Covid-19 também previnem a gripe, diz pesquisadora

    Uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos são aliados contra os dois dos vírus respiratórios que circulam no país, a Influenza e o coronavírus

    Douglas PortoLayane Serranoda CNN*

    em São Paulo

    Marilda Siqueira, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), declarou, nesta sexta-feira (17), em entrevista à CNN, que as medidas de prevenção contra a Covid-19 também são eficazes contra a variante H3N2 da Influenza, que provocou um aumento de casos da gripe nos últimos dias no Brasil.

    “As medidas de proteção individuais, aquelas mesmas da Covid, usar máscara, distanciamento e lavar as mãos, são medidas importantíssimas também para a prevenção do vírus da gripe. Porque ele também é um vírus de transmissão respiratória como o vírus da Covid”, explicou Marilda.

    “A gripe chegou em um momento totalmente atípico. Essa época do ano não é de circulação do vírus da gripe aqui no Brasil e, sim, no Hemisfério Norte”, continuou.

    Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe

    A prevenção se torna essencial no atual estágio do surto de gripe no país. A vacina disponível neste ano não foi projetada para conter justamente a cepa que está em circulação, chamada de Darwin. Ela está entre as mutações eleitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado.

    Todos os anos, a OMS escolhe dois subtipos de Influenza A (um do tipo H1N1 e outro do tipo H3N2) e duas cepas da gripe Influenza B (linhagens Yamagata e Victoria).

    A cepa Darwin, identificada em amostras coletadas pelas chamadas unidades sentinelas da vigilância da gripe, pertence ao grupo dos vírus H3N2, mas, neste ano, a mutação escolhida para a vacina foi outra, a cepa chamada de Hong Kong.

    (*Com informações de Pedro Duran, da CNN)