Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como são os bastidores do tratamento de coronavírus em um hospital de SP

    Rede de hospitais Prevent Senior testa cloroquina em pacientes

    José Brito , Da CNN, em São Paulo

    O Ministério da Saúde autorizou a utilização do medicamento cloroquina como terapia auxiliar no tratamento de casos graves pelo novo coronavírus.  

    Em entrevista à CNN, Pedro Batista Júnior, médico e diretor-executivo da Prevent Senior, falou em que momento a medicação pode ser usada para os casos moderados, uma vez os efeitos colaterais podem ser muito perigosos se não prescritos e acompanhados por uma equipe médica. 

    “Hoje, os pacientes que estão apresentando padrões muito claros de tomografia alterada, febre por mais de dois dias, desconforto respiratório e padrões que começam a se somar têm a indicação de iniciar o tratamento. Nós não podemos esperar o paciente piorar para usar a droga”, disse.

    “Justamente porque, quando o paciente piora, infelizmente os mais convalescentes se mostram muito reticentes em ter uma recuperação mais rápida. E isso é extremamente perigoso”, continuou.

    O especialista avaliou que a evolução clínica, geralmente, se dá em 48 hotas. 

    “Os pacientes mais frágeis evoluem muito rápido. A característica da agressão pulmonar dessa doença é muito intensa. Portanto, quando os sintomas iniciais clássicos começam a evoluir, elas precisam, sim, procurar ajuda e orientação médica para começar ou não um tratamento”, afirmou.

    Segundo o médico, houve pacientes que chegaram nos hospitais com insuficiência respiratória e pacientes com sintomas que evoluiram muito rápido. “O que ficou claramente constatado para nós é que é necessário o suporte precoce ventilatório. Ou seja, se o paciente chegou com uma falta de ar significativa, significa que esse indivíduo precisa de um suporte ventilatório precoce para poder se manter vivo”, explicou.

    O Brasil tem 4.256 casos confirmados e 136 mortes do novo coronavírus. São Paulo tem agora 98 mortes pela COVID-19.

    A produção da CNN passou três dias acompanhando a situação nos hospitais da Prevent Senior, em São Paulo. Nessa rede foram registradas cinco mortes por coronavírus. A primeira do país aconteceu lá. A seguir, estão as imagens exclusivas de como está sendo o atendimento aos pacientes por lá.

    Tópicos