Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Máscara reserva, acessório próprio na academia: médico dá dicas para reabertura

    Com reabertura de muitos estabelecimentos pelo país, o infectologista João Prats tirou dúvidas enviadas pelo público da CNN neste sábado (4)

    Da CNN, em São Paulo

     
     

    A flexibilização da quarentena, em várias cidades do Brasil, requer atenção para os cuidados que devem ser mantidos e até reforçados no combate ao novo coronavírus neste momento de reabertura.

    Segundo o infectologista João Prats, é fundamental que todos respeitem as regras estabelecidas pelas autoridades de saúde, e o uso da máscara nos locais públicos é uma das mais importantes delas.

    “É importante mantermos as mesmas regras de sempre, só que reforçá-las. Estamos num período de transição em que ainda existe o risco de contágio, mas temos que fazer o máximo possível para minimizar o risco e voltar a fazer as coisas com segurança”, explicou em entrevista à CNN neste sábado (4).

    Uma dica de Prats é sempre levar mais de uma máscara ao sair de casa. Em um restaurante, por exemplo, é preciso higienizar as mãos antes de manipular a máscara, guardá-la na hora da refeirção e, depois, novamente usar álcool em gel para pegar a proteção do rosto de volta. Outro cuidado que se deve ter, ressaltou o especialista, é caso a máscara suja: sua troca deve ser imediata.

    Leia e veja mais:

    Médico responde: imunidade está garantida para quem já teve Covid-19?

    Farmácias aplicaram mais de 144 mil testes rápidos de Covid-19 no país

    O que significa platô em uma pandemia? Epidemiologista explica

    “Tem também a parte do empresário em deixar o álcool em gel disponível e fácil. As mesas, muitas vezes, já estão dispostas de forma a manter distância entre as pessoas. O lugar tem que trabalhar com lotação menor. (…) É importante respeitar claramente as regras estabelecidas por cada local”, detalhou.

    academia coronavírus pandemia
    Academia em Los Angeles criou cápsulas para atividades individuais
    Foto: Divulgação/ Inspire South Bay Fitness

    Uma dúvida que persiste entre os frequentadores de academia é como se manter seguro durante a prática de exercícios. Prats explicou que o ideal é os estebelecimentos realizem agendamentos para um rodízio de pessoas no local.

    “Os exercícios que envolvem equipamentos próprios, que você pode levar, são os melhores. Mas os estabelecimentos têm que fazer de uma forma que os clientes agendem horários, por exemplo, nos diferentes setores da academia. Ou mesmo dividir a academia, espaçar os equipamentos, e promover algum tipo de higienização entre o uso de uma pessoa e outra”, aconselhou.