Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jovens ficam quase o dobro de tempo internados por Covid-19, diz governo de SP

    Segundo o Ministério da Saúde, de 7 a 13 de março 6.412 mortes ocorreram em todo Brasil de pessoas de até 49 anos

    Tiago Américo, da CNN, em São Paulo

    Dados compilados pelo governo do estado de São Paulo apontam que pacientes jovens da Covid-19, apesar de terem quadros graves em menor proporção, ocupam leitos de UTI por mais tempo quando necessitam das vagas.

    Enquanto um idoso fica internado, em média, entre 7 e 10 dias, os jovens ficam quase o dobro desse tempo. Com um número crescente de jovens infectados pela Covid-19, o resultado é a maior dificuldade no acesso de pessoas às vagas em leitos de UTI.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária mais jovem vem se tornou o principal alvo da doença hoje no país.

    Entre os dias 7 e 13 de março, o Brasil registrou 6.412 mortes por Covid-19 de pessoas de até 49 anos. Na primeira semana de 2021, entre os dias 3 e 9 de janeiro, foram 14 mortes registradas na mesma faixa etária pela doença.

    Além da própria vacinação contra a Covid-19, que se concentra inicialmente nos mais velhos, uma segunda explicação para a maior dissenimação entre os jovens é o fato de estes serem a maior parte dos economicamente ativos. Portanto, muitos precisam trabalhar fora de casa e utilizar o transporte público.

    Para o infectologista Renato Grinbaum, um fechamento total das atividades seria essencial para diminuir a transmissão do vírus e o número de mortes. 

    “Acredito que 2 a 3 semanas poderiam frear essa situação de uma forma bem intensa, desde que haja uma grande adesão por parte da população”, disse. 

    Número de mortes de jovens por Covid aumentou desde o início de 2021
    Número de mortes de jovens por Covid aumentou exponencialmente de janeiro para março (27.mar.2021)
    Foto: Reprodução / CNN