Jovens a partir de 18 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19
Seis estados e o Distrito Federal já começaram a imunização de pessoas na faixa etária dos 18 aos 29 anos
A vacinação contra a Covid-19 já está disponível para quem tem comorbidade e idade entre 18 a 29 anos, no estado de São Paulo. O governo pretende ainda no mês de junho concluir a imunização de todos os adultos desse grupo.
Luigi Monello, de 18 anos, é estudante e está entre os 550 mil paulistas que começaram a ser imunizados por ter comorbidade. “Até brinquei com a minha família: o único presente que eu quero é que Deus antecipe a vacina. E não é que veio a calhar que até antes do meu aniversário eu poderia tomar”, contou.
A vacinação de pessoas acima de 18 anos já começou também no Pará, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.
Para receber a dose é preciso comprovar a comorbidade com relatório médico ou receita. Para os quem tem deficiência permanente, a comprovação é feita pelo recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Com o avanço da vacinação em São Paulo, o plano de imunização do estado alcança todos os adultos com comorbidade ou deficiência. Entre os especialistas é unânime: só com a vacina será possível controlar a pandemia e o ideal é que a imunização esteja disponível a todos quanto antes.
“A importância de ampliar a vacinação para todos, com comorbidade e sem comorbidade, é porque a gente sabe que, só conseguindo uma cobertura vacinal ampla, vamos reduzir a circulação do vírus, as doenças graves e internações”, disse o infectologista Marcelo Otsuka.