Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hospitais estão comprometidos e chegando a 100% de ocupação, diz Gorinchteyn

    Segundo secretário de Saúde, estado tem registrado 150 novas internações em leitos de UTI por dia, o que supera a capacidade do governo de abrir novos leitos

    Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo

    O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, que os hospitais estão comprometidos e chegando a 100% de ocupação.

    “Hoje, 53 municípios estão com 100% de sua ocupação, lembrando que na segunda-feira eram 32”, disse o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn. “Estamos hoje com 87,6% de ocupação de leitos de UTI em nosso estado e a Grande São Paulo tem 86,7%”, completou.

    Gorinchteyn ressaltou que no dia 22 de fevereiro a região da Grande São Paulo tinha 68,8% de ocupação enquanto o estado somava 66%. De acordo com o secretário, nesta data eram 6.400 pacientes internados e hoje o número chega a 9.184. Isso significa um aumento de 2.774 pacientes admitidos nas UTIs em menos de três semanas.

    Ele afirmou que, em média, o estado tem registrado 150 novas internações em leitos de UTI por dia, o que supera a capacidade do governo de abrir novos leitos. Mesmo ainda faltando dois dias para a atual semana epidemiológica, afirma, os números já superaram os de sete dias atrás e continuam com tendência de alta.

    “Estamos hoje com 9.184 pacientes internados, 47% maior do que o observado no pico da primeira onda, que foi de 6.250 pacientes. Foram 20 dias consecutivos de um recorde batido atrás do outro, superando internações e mortes no nosso estado”, afirmou o secretário.

    Jean Gorinchteyn ressaltou que a pandemia que vivemos hoje é diferente da que tivemos em março de 2020, quando a maioria dos pacientes internados era formada por idosos e portadores de outras doenças, que agravavam as condições clínicas. Segundo o secretário, hoje muitas UTIs têm 50% da ocupação composta por pessoas com 50 anos ou menos.

    Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado de São Paulo
    Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado de São Paulo
    Foto: CNN (11.mar.2021)