Governo sugere que países aceitem cartão de vacina físico de turistas brasileiros
Site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10) e saiu do ar
Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (10), o Ministério da Saúde afirmou que o governo está tomando providências para facilitar a entrada de brasileiros em países – que aceitam voos oriundos do Brasil – após o sistema do ministério ter sido invadido por hackers nesta madrugada.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, um comunicado está sendo enviado às nações para informar o ocorrido.
“A gente entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores, prontamente, auxiliou e colocou à disposição para poder comunicar todos aqueles países, que receberão voos oriundos do Brasil, para que informem o ocorrido”, disse.
O secretário reiterou que, antes do ataque ao sistema, os brasileiros apresentavam o comprovante de vacinação contra a Covid-19 por meio da plataforma ConecteSUS; agora, a expectativa é de que os países aceitem a apresentação do documento físico.
“Até então, o brasileiro poderia entrar com o certificado digital emitido pelo ConecteSUS, e a gente está enviando um comunicado para todos os países, para informá-los de todos os ocorridos e dizer que o Brasil sugere que o cartão físico também seja aceito”, disse.