Governo autoriza repasse de R$ 120 milhões para laboratórios de saúde pública
Auditoria do TCU mostrou que Ministério da Saúde usou menos de um terço da verba disponível para enfrentamento da pandemia
O governo autorizou na noite desta terça-feira (28) um repasse de R$ 120,2 milhões para os Lacens (Laboratórios Centrais de Saúde Pública) de todos os estados do país e o Distrito Federal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
A portaria é publicada dias após uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) mostrar que o Ministério da Saúde gastou menos de um terço da verba disponível para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Leia também:
TCU dá 15 dias para Ministério da Saúde explicar demora na liberação de recursos
Não é corrida de 100 metros, diz Pazuello sobre gastos contra Covid-19
O órgão determinou na última semana um prazo de 15 dias para a pasta explicar a demora na liberação dos recursos.
Na sexta-feira (24), o ministro interino Eduardo Pazuello afirmou que o orçamento para o combate à Covid-19 está sendo executado “com transparência e planejamento”, e que os gastos não são “corrida de 100 metros”.
“Posso afiançar que isso chama-se gestão. Estamos no meio do ano, ainda temos todo o segundo semestre pela frente, não posso não ter reservas, não posso deixar de observar o que aconteceu em cada lugar e onde eu tenho ou não que colocar recursos de todos os tipos”, disse.