Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gates vê tratamento de anticorpos usado por Trump como mais promissor para Covid

    Covid-19: Trump recebeu anticorpos monoclonais Regeneron. Bill Gates, que investe para desenvolver coquetel, estima que tratamento possa custar menos de US$ 100

    O filantropo americano e fundador da Microsoft, Bill Gates
    O filantropo americano e fundador da Microsoft, Bill Gates Foto: CNN

    De Maggie Fox, da CNN

    Tratamentos com anticorpos monoclonais como o conduzido com o presidente Donald Trump podem ser a abordagem mais eficaz para tratar infecções pelo novo coronavírus, disse o fundador da Microsoft e financiador de desenvolvimento de projetos de saúde, Bill Gates, nesta quinta-feira (8).

    Na sexta-feira passada, Trump recebeu um coquetel de anticorpos produzido pela empresa de biotecnologia Regeneron, que incluía anticorpos monoclonais que têm como alvo a proteína spike, utilizada pelo o vírus que causa a Covid-19 para perfurar células saudáveis. Entenda como funciona o tratamento por anticorpos.

    Trump deixou o hospital e voltou para a Casa Branca na segunda-feira. Nesta quinta, seu médico disse que o tratamento está concluído e que espera que ele possa retomar a agenda no sábado, dez dias após diagnóstico.

    Leia também:
    Regeneron é procurado após tratamento de Trump, mas médicos querem mais dados

    Fauci acredita que coquetel de anticorpos ‘fez diferença’ para melhora de Trump

    Remdesivir, anticorpos, oxigênio e mais: o que se sabe do tratamento de Trump

    A Regeneron e a empresa farmacêutica Eli Lilly and Co. solicitaram à US Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana, autorização de uso emergencial para seus produtos de anticorpos monoclonais.

    Os primeiros dados de ensaios clínicos com o anticorpo monoclonal indicam uma redução de 60% nas taxas de hospitalização, disse Gates. Ele espera que seja possível tratar pacientes com doses baixas dessas proteínas do sistema imunológico criadas em laboratório.

    Gates afirmou que os tratamentos monoclonais podem acabar sendo muito mais baratos do que as formulações agora usadas para tratar o câncer, a artrite reumatóide e outras doenças — tratamentos que podem custar centenas de milhares de dólares por ano.

    “Essa sempre foi a categoria terapêutica mais promissora”, disse Gates ao jornalista Anderson Cooper, da CNN. “Os primeiros dados parecem muito bons.”

    “Se tudo correr bem, o custo dessa intervenção pode ser de apenas algumas centenas de dólares ou até menos de US$ 100”, disse Gates.

    Gates, que investe parte de sua fortuna destinada à filantropia em pesquisas médicas, disse que a Fundação Bill e Melinda Gates investiu na fabricação de monoclonais.

    Trump considera que o tratamento Regeneron que recebeu na semana passada o curou.

    “A palavra cura é um pouco exagerada”, disse Gates, sorindo. “Isso faz parecer que funciona para todos e que toda a preocupação com a doença irá embora, e essa é a última coisa que queremos que as pessoas pensem.”