Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gabbardo: Em 60 dias, SP pode ter queda de internações por causa da vacinação

    Governador João Doria (PSDB) anunciou a antecipação em 15 dias do calendário de vacinação para pessoas acima de 18 anos no estado

    Produzido por Layane Serrano, da CNN em São Paulo

    Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (10), João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência contra a Covid-19 de São Paulo, afirmou que em 60 dias o estado pode ter uma queda de internações pela doença por conta da vacinação.

    “Os efeitos a gente já sente. Nessa população que já está vacinada há uma redução bastante significativa dos casos graves e de internação hospitalar. O problema é que deixamos de internar essas pessoas que estão sendo vacinadas, mas aumentou muito o número de pessoas [internadas] não vacinadas. Por isso enfrentamos essa elevação nos nossos indicadores”, explicou Gabbardo.

    “A expectativa que nós temos é de uma redução mais importante [de internação] da população do estado ocorra a partir do momento que tivermos 75% da população vacinada. Para isso precisamos ainda de pelo menos 60 dias para obtermos esse resultado.”

    Na quarta-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a antecipação em 15 dias do calendário de vacinação para pessoas acima de 18 anos no estado. Veja cronograma.

    Leitos de UTI ocupados

    Segundo o integrante do Centro de Contingência, o estado tem atualmente 82% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados com pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

    Gabbardo explicou que o alto índice de internação se deve a sensação de segurança que as pessoas estão com início da imunização.

    “Isso acontece com o processo de vacinação, como ocorreu em todos os países: as pessoas ficam com a sensação de que estão protegidas porque já tem uma boa parte da população vacinada e as pessoas se expõem mais.”