Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Forma escalonada de vacinação aumenta chances de boa cobertura, diz médico

    Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia recomenda vacinação contra a Covid-19

    Da CNN, em São Paulo

    Alguns estados brasileiros já iniciaram a vacinação contra o novo coronavírus em idosos. Em entrevista à CNN, o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Carlos André Uehara, falou sobre a imunização desse grupo.

    “Quando mais velha a pessoa é, maior o risco de óbito. Então, como temos uma escassez de vacinas no Brasil, essa forma escalonada é uma forma da gente, aos poucos, conseguir ter uma boa cobertura, principalmente nos mais frágeis. E os idosos acima dos 80 anos têm uma maior dependência, muitos moram em instituições de longa permanência”, disse.

    “De forma escalonada, aos poucos, a gente vai aumentando a cobertura vacinal nessa população até chegar aos acima de 60 anos e, depois, na população como um todo”, prosseguiu.

    Uehara também afirmou que os imunizantes são seguros para a população mais velha. “As fases pré-clínicas 1 e 2 são para avaliar se as vacinas são seguras. A fase 3 tem a função de demonstrar a eficácia da vacina. Nas pesquisas de estudo clínicos foram colocadas pessoas maiores de 18 e menores de 60, e demonstrou que são eficazes. É normal nesse período não colocar idosos e crianças. Mas como estamos em pandemia e com [alta] mortalidade entre os idosos, nós indicamos [a vacina]”, disse.

    Segundo o médico, não há contraindicação formal a respeito das vacinas contra a Covid-19. É preciso que a pessoa informe se tem doença aguda ativa ou se já teve alguma reação ao tomar outro imunizante. 

     

    (Publicado por Sinara Peixoto)