Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novos lotes do IFA chegam ao Brasil para garantir 12 milhões de doses da vacina

    Remessa completa a quantidade do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para produção de imunizantes no mês de março

    Everton Souza, da CNN Rio de Janeiro

    A Fundação Oswaldo Cruz recebeu, no início da noite deste sábado (27), dois novos lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O avião da companhia aérea de cargas Cargolux, de Luxemburgo, com passagem anterior por Xangai, China, pousou às 18h05 no Terminal de Cargas do aeroporto internacional do Galeão.

    Após passarem pela Receita Federal, os lotes, sob escolta da Polícia Federal, chegaram ao laboratório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), na Zona Norte do Rio, por volta das 19h30. Os insumos, importados da China, vão garantir a produção de 12,2 milhões de doses pela Fiocruz.

    O primeiro lote de insumo foi enviado ao Brasil no último dia 6 de fevereiro e vai render 2,8 milhões de doses, já em processamento pela Fiocruz. Com a nova remessa, o total de 15 milhões de doses produzidas em território nacional estão previstas para o mês de março. 

    Todas elas serão encaminhadas ao Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, para distribuição aos estados. A Fiocruz ainda aguarda a chegada de mais remessas do IFA, ao longo do primeiro semestre, para a fabricação das 100,4 milhões de doses programadas até o mês de junho. 

    A partir do segundo semestre, a expectativa é que a matéria-prima seja produzida no Brasil, por meio da transferência tecnológica do imunizante. No entanto, o contrato com a Astrazeneca para que isso aconteça ainda não foi assinado. A Fundação Oswaldo Cruz divulgou, essa semana, que o fato não deve prejudicar o cronograma de entrega das vacinas.

    Novos lotes do IFA chegam ao Brasil
    Novos lotes do IFA chegam ao Brasil
    Foto: Riogaleão/Divulgação.

    Tópicos