Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Faltam decisão nacional e execução local para conter pandemia, diz ex-ministro

    Para o ex-ministro da Saúde Alceni Guerra, é necessário que a pasta coordene as ações a nível nacional para ampliar taxa de isolamento social em todo o país

    Produzido por Vinícius Tadeu*, , da CNN, em São Paulo

    O colapso do sistema público de saúde brasileiro, que já contabiliza 17 estados com ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 90%, poderia ser evitado com uma coordenação nacional efetiva. A avaliação é do ex-ministro da Saúde Alceni Guerra, que, em entrevista à CNN, criticou a falta de ação da pasta em gerenciar a crise sanitária no país.

    “Precisa-se de medidas de caráter decisivo no Brasil inteiro, ordenado pelo Ministério da Saúde de cima a baixo”, disse Guerra. “O espírito do SUS é o planejamento central e a execução local. Quem executa é o prefeito e secretário municipal de saúde. Precisamos de uma decisão nacional e execução local”, completou.

    “Estamos colhendo o que foi plantado com a falta de isolamento. O isolamento é uma medida necessária a nível nacional”, afirmou o ex-ministro, ao citar que, na primeira semana de março, o Brasil registrou 33% no índice do isolamento social. O ideal, segundo ele, seria 60% no mínimo. “Não atingimos nenhuma vez isolamento de 60% e, se não atingimos, plantamos o vírus em todas as cidades.”

    CTI Covid-19 Hospital das Clínicas de Porto Alegre
    Ala de tratamento intensivo para Covid-19 no Hospital das Clínicas de Porto Alegre
    Foto: Silvio Ávila/HCPA/Divulgação

    (*supervisionado por Elis Franco)

    Tópicos