Estudo mostra quais sintomas da Covid-19 aparecem primeiro
Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia descobriram que a ordem dos sintomas depende da cepa viral
Você já se questionou qual sintoma o paciente infectado com o coronavírus apresenta primeiro: tosse, febre, espirro?
Em um novo estudo da Universidade do Sul da Califórnia, pesquisadores descrevem qual a ordem mais provável dos sintomas que pacientes da Covid-19 experimentam com as diferentes variantes do vírus. Os resultados foram publicados na revista PLOS Computational Biology.
Inicialmente os pesquisadores usaram um modelo matemático para mapear os sintomas de acordo com a região.
Eles identificaram um surto que ocorreu na China no começo de 2020 e compararam os sintomas a um conjunto de casos (mais de 373 mil infecções) que aconteceram nos Estados Unidos entre janeiro e maio de 2020.
A equipe descobriu que a ordem dos primeiros sintomas na China era baseada em febre seguida por tosse e náuseas, além de vômitos. Já nos EUA, a tosse era o primeiro sintoma, seguido de diarreia.
Quando cruzaram a pesquisa com dados do Brasil, Hong Kong e Japão, os cientistas descobriram que a ordem dos sintomas não estava relacionada à região ou clima, mas ao tipo de vírus SARS-CoV-2 que a pessoa adquiriu.
De acordo com um release divulgado pelos pesquisadores “essas descobertas indicam que a ordem dos sintomas pode mudar com a mutação na doença viral e aumenta a possibilidade de que a variante D614G seja mais transmissível porque as pessoas infectadas têm maior probabilidade de tossir em público antes de ficarem incapacitadas pela febre”, escreveram.
A cepa D614G circulou na Europa na primeira onda da pandemia de Covid-19. Os especialistas acreditam, aliás, que a variante foi a mais infecciosa do mundo em maio de 2020. A descoberta pode abrir caminho para pesquisas futuras sobre como os pacientes são afetados pela doença.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”605863″ title_galeria=”Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe”/]