‘Estamos no meio do caminho’, diz secretário de Saúde sobre casos de Covid em SP
'São Paulo está saindo do platô', afirma Jean Gorinchteyn
O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, falou à CNN na tarde deste sábado (15) sobre a queda no número de casos de Covid-19. Ele alerta, no entanto, que é preciso manter os hábitos para prevenir novos casos da doença.
“A migração da doença para o interior era uma das grandes preocupações. Tínhamos 3.200 leitos no Estado, hoje temos 8.400 leitos, nenhum paciente deixou de ser assistido, de receber acolhimento na UTI com respirador”, afirma.
O secretário também falou sobre o aumento no número de testes na capital. “Essa testagem acabou acontecendo nas pessoas com pouco sintomas. Atingimos a marca de 3.044.000 testes, mostrando a necessidade de testar mais precocemente. No municipio de São Paulo, tivemos redução significativa de óbitos e de ocupação de leitos”, comemora.
“São Paulo está saindo daquele platô, 84% da população está na fase amarela de flexibilização, possivelmente vá para a fase 4, mostrando o controle da doença. Percebemos queda de 7% nas internações na UTI e 4% nos óbitos, uma tendência de regressão. Possivelmente isso seja mantido para as próximas semanas”, prevê o secretário.
Quarentena
Gorinchteyn ressalta que não se deve relaxar nos cuidados. “Estamos no meio do caminho. Um ‘novo normal’, a fase azul, está distante para muitos municípios. Todas aquelas regras de distanciamento social, uso das máscaras e higienização com álcool em gel são fundamentais. Fizemos um pacto com a população: ‘fiquem em casa enquanto preparamos o sistema de saúde’. Fizemos isso, mas é importante que as pessoas entendam que elas são responsáveis também”. Assista à íntegra acima.