Distrito Federal e todos os 26 estados começam a vacinar contra a Covid-19
Cidades em todas as regiões do Brasil iniciaram imunização de seus moradores com as primeiras doses da Coronavac enviadas pelo governo federal
Todos os estados brasileiros já começaram a vacinar sua população contra a Covid-19. A imunização começou em São Paulo, no domingo (17), minutos a Coronavac ser aprovada para uso emergencial em reunião da diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na segunda-feira (18), foi a vez de Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
Por fim, nesta terça-feira (19), Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe imunizaram seus moradores. No Distrito Federal, a vacinação também começou nesta terça.
Detalhes da vacinação
Terceiro estado mais populoso do Brasil, o Rio de Janeiro iniciou a imunização aos pés do Cristo Redentor. A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes (54) e a idosa Teresinha da Conceição (80) foram as primeiras cariocas a receberem a vacina.
Em Santa Catarina, o primeiro vacinado foi um profissional da saúde, o enfermeiro Júlio César Vasconcelos, que atua no combate à doença do novo coronavírus em Florianópolis. Já em Goiás, a imunização começou em ato simbólico realizado na cidade de Anápolis (GO).
O início das imunizações foi acompanhado pelas autoridades dos estados. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, foi o responsável por aplicar a primeira vacina. Em Florianópolis, o governador Carlos Moisés (PSL) se posicionou ao lado do imunizado no momento da aplicação.
No Piauí, o início da vacinação englobou cinco profissionais da saúde. O primeiro é o médico obstetra Joaquim Vaz, de 75 anos, que atua há 45 anos em uma maternidade em Teresina (PI) e já teria feito cerca de 20 mil partos na sua carreira.
O Maranhão também iniciou a imunização. Com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB), foi imunizada a técnica de enfermagem Egle Sousa, que atua no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, que concentra pacientes com a Covid-19 no estado.
Após o início da vacinação na cidade de São Paulo, com o ato em que a enfermeira Monica Calazans se tornou a primeira imunizada, o governo estadual expandiu nesta segunda-feira (18) a vacinação para outras cidades do estado.
As primeiras doses foram aplicadas nas cidades de Campinas e de Botucatu, ambas no interior de São Paulo.
Em situação de colapso no sistema de saúde de Manaus, o estado do Amazonas iniciou a imunização contra a Covid-19 na noite desta segunda-feira (18). Uma profissional de saúde de origem indígena foi imunizada na capital.
O Amazonas é o estado com a maior população indígena do Brasil. Em razão das vulnerabilidades e dificuldades no atendimento, os indígenas estão entre os grupos prioritários para a vacinação.
“Viva os povos indigenas desse pais! Que todos os povos indígenas sejam vacinados! Essa vacina representa muito para os povos indígenas”, disse Vanda Ortega, a primeira vacinada. “Não era para a gente estar aqui, porque nós temos quatro parentes sendo encaminhados agora para as UPAs”, completou a técnica de enfermagem, da etnia Witoto.
Já na manhã desta terça-feira (19), o Pará também deu início a imunização de sua população. Os primeiros vacinados foram as técnicas de enfermagem Shirley Cruz Maia, de 39 anos, Marielza da Silva Monteiro, de 57 anos, e João Bernardo, enfermeiro de 37 anos, que atua em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.
Eles participaram de cerimônia ao lado do governador paraense Hélder Barbalho (MDB) e de outros políticos do estado. “Hoje se inicia este novo capítulo e só descansaremos ao tempo em que possamos vacinar todos os paraenses”, disse Barbalho, após as primeiras vacinações.
A Bahia também deu início à imunização contra a Covid-19 nesta terça-feira (7). “Esperança e emoção! Iniciada oficialmente vacinação na #Bahia contra o coronavírus!”, escreveu o governador Rui Costa (PT) em publicação em sua conta no Twitter.
A mensagem foi acompanhada por fotos de profissionais da saúde, idosos e indígenas do estado sendo imunizados.
Na Paraíba, que também começou a vacinação nesta terça-feira (19) a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira imunizada com a Coronavac. Além dela, o índio Genildo Avelar, de 44 anos, também foi vacinado.
A a enfermeira Sônia Aparecida Damásio, de 48 anos, foi a primeira vacinada contra o novo coronavírus em Sergipe. Funcionária do hospital estadual Governador João Alves Filho, o maior do estado, ela atua na linha de frente de atendimento aos pacientes infectados com Covid-19.
Em Alagoas, a primeira imunizada escolhida pelo governo do estado para simbolizar o começo da aplicação do plano de vacinação contra a Covid-19 foi a assistente social Marta Antonia, de 50 anos.
“Espero que com as vacinas definidas (…) a produção de insumos se acelere para que nos próximos 3 a 4 meses tenhamos oferta muito maior de doses no Brasil para chegar na população de maneira geral”, afirmou o governador Renan Filho (MDB).
Além de Antonia, foram vacinados o , o cacique da tribo Xukuru-Kariri, de Palmeira dos Índios, Marciram Ferreira Costa, a médica Guacira Margarita e o maqueiro Aloísio Manoel.