Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estado do Rio de Janeiro investiga 201 casos suspeitos da variante Ômicron

    Na capital, taxa de positividade para Covid 19 subiu de 0,7% para 5,5%, na última semana

    Isabelle ResendeLuiza Muttonida CNN , no Rio de Janeiro

    Até o momento, 201 casos suspeitos da variante Ômicron estão sendo investigados no estado do Rio de Janeiro, segundo a secretaria de saúde.  A maior parte das amostras (159) foram coletadas nas unidades básicas de saúde dos municípios e o sequenciamento genético será realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    Os resultados dessas amostras devem ficar prontos até o dia 7 de janeiro. Somente dois casos da variante Ômicron foram confirmados em todo estado. Um deles na capital e outro no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

    Os casos suspeitos são de pacientes de 12 municípios fluminenses, incluindo a cidade do Rio de Janeiro, onde 94 casos estão sendo investigados, segundo a última atualização da prefeitura. As únicas regiões onde não foram encontradas amostras sugestivas da nova variante são o Noroeste e o Centro Sul.

    Nessas áreas, a Vigilância Epidemiológica estadual vai fazer uma busca ativa de amostras de PCR para verificar se há algum caso suspeito.

    Especialistas ouvidos pela CNN preveem uma explosão de casos da Covid-19 nas próximas semanas. À CNN, a pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcomo, afirmou que devido ao avanço da nova variante em muitas capitais brasileiras a expectativa é de que muitos casos sejam confirmados nos próximos dias, especialmente em função das aglomerações durante as festas de fim de ano. Segundo Dalcomo, apesar da nova variante ter uma maior transmissibilidade, a letalidade é menor.

    De acordo com a Prefeitura do Rio, a taxa de positividade dos testes para Covid-19 subiu de 0,7% para 5,5%, na última semana. Diante desse cenário, a secretaria municipal de saúde já considera que haja transmissão comunitária da variante Ômicron na cidade. Além do Rio de Janeiro, também há transmissão comunitária da nova cepa em São Paulo e Porto Alegre.

    Em todo país, já são 430 casos confirmados da Ômicron em pelo menos 9 estados (SP, RS, GO, MG, RJ, SC, ES, TO e CE) e no Distrito Federal. Outros 630 casos estão sendo investigados.

    Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe:

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”605863″ title_galeria=”Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe”/]

    Tópicos