Especialistas alemães recomendam vacina AstraZeneca só para maiores de 60 anos
Orientação acontece após relatos de possíveis efeitos colaterais raros, mas graves
O comitê de vacinas da Alemanha, Stiko, recomendou que a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca seja usada apenas em pessoas maiores de 60 anos.
A orientação vem após relatos de “efeitos colaterais tromboembólicos raros, mas muito graves”, em 31 pessoas após receberem primeira dose. Os sintomas ocorreram de quatro a 16 dias após a injeção, principalmente em pessoas com menos de 60 anos, de acordo com o Instituto Paul Ehrlich da Alemanha, o órgão regulador médico do país.
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro da Saúde, Jens Spahn, devem dar uma entrevista coletiva ainda nesta terça (30), em Berlim, para falar do assunto.
A Stiko vai emitir mais orientações sobre a aplicação da segunda dose em pessoas que já receberam a primeira injeção e têm menos de 60 anos.
A vacina AstraZeneca começou a ser administrada na Alemanha em fevereiro.
A CNN entrou em contato com a AstraZeneca, que respondeu com a seguinte nota:
Respeitamos a decisão da Stiko em sua capacidade consultiva para o uso de vacinas na Alemanha.
A segurança dos pacientes segue como a mais alta prioridade da empresa. Investigações da agência reguladora do Reino Unido (MRHA) e a Agência de Medicamentos Europeia (EMA) não puderam estabelecer uma relação causal entre a vacina e o aparecimento de coágulos, mas a EMA concluiu que, em casos muito raros de eventos tromboembólicos cerebrais com trombocitopenia, uma relação causal com a vacina não está provada, mas merece mais análises.
As agências reguladoras do Reino Unido, da União Europeia e a OMS concluíram que os benefícios de usar a nossa vacina para proteger as pessoas desse vírus fatal são significativamente maiores que os riscos em todas as faixas etárias adultas.
O perfil de risco benefício da vacina foi reafirmado na atualização mensal de segurança da EMA, publicado mais cedo.
Dezenas de milhões de pessoas receberam a vacina em todo o globo. O corpo extenso de dados de dois estudos clínicos e evidências da vida real demonstram a efetividade e reafirmam o papel que a vacina pode ter nessa crise de saúde pública.
A AstraZeneca continua a analisar a base de dados das dezenas de milhões de registros da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca para entender se esses casos muito raros de coágulos sanguíneos associados a trombocitopenia ocorrem com mais frequência do que o esperado naturalmente em uma população de milhões de pessoas. Continuamos a trabalhar com as autoridades alemãs para endereçar quaisquer questões que eles podem ter.
(Texto traduzido, leia o original em inglês)