Especialista dá 8 dicas para aceitar o corpo no pós-pandemia
Com reabertura, aumenta a ansiedade sobre o que os outros vão pensar sobre mudanças na aparência durante período de confinamento
Ser capaz de se socializar novamente pode trazer entusiasmo e uma sensação de normalidade – mas também pode aumentar a ansiedade sobre como seu corpo pode ter mudado.
Eu sou um psicólogo que estudou a imagem corporal por mais de 20 anos e vi como a pandemia de Covid-19 pode afetar a saúde e o bem-estar de várias maneiras, incluindo a imagem corporal. As academias foram fechadas.
Os rituais de autocuidado podem ter caído no esquecimento à medida que o estresse e as dificuldades, como a educação domiciliar e as finanças tensas, se acumulavam.
A pandemia também eliminou uma forma importante de as pessoas lidarem com o problema: o apoio social por meio do contato físico.
O estresse pandêmico levou muitas pessoas a recorrer a outros mecanismos de enfrentamento, alguns dos quais prejudiciais à saúde física e mental.
Em um estudo com 5.469 adultos na Austrália, 35% relataram aumento da compulsão alimentar, ou ingestão de grandes quantidades de alimentos em um curto período de tempo, devido à vida pandêmica.
Em outro estudo com 365 adultos na Itália, 25,7% relataram aumento da ingestão de comida durante o lockdown. E em uma pesquisa com 3.000 adultos nos EUA, 61% experimentaram alterações indesejadas de peso desde o início da pandemia. Não é de se admirar que as pessoas fiquem ansiosas com o que os outros pensam sobre a mudança de sua aparência.
O que é imagem corporal?
A imagem corporal é a “visão interna” de uma pessoa – ou sentimentos, percepções, pensamentos e crenças – de seu corpo. A imagem corporal pode ser positiva, neutra ou negativa e pode flutuar. Situações que provocam uma imagem corporal negativa – como não caber em roupas antes confortáveis, perceber mudanças na aparência relacionadas à idade, ver uma foto sua que não faz jus e comparar seu corpo a um influenciador de mídia social – são chamadas de ameaças à imagem corporal.
Ameaças de imagem corporal têm feito parte da experiência Covid-19 para muitas pessoas. A pandemia também viu um aumento no desafio entre comer muito ou pouco, preocupação com a alimentação e ansiedade sobre o peso e a forma do corpo.
Felizmente, existem maneiras saudáveis ??de controlar a ansiedade corporal e cultivar uma imagem corporal positiva enquanto ressurge da pandemia.
1. Concentre-se no que você aprecia em seu corpo
Em vez de se concentrar no que mudou ou no que você não gosta em seu corpo, concentre-se no que ele faz por você. Isso é diferente para cada pessoa. Por exemplo, meus braços me permitem abraçar meus cães, minhas pernas me permitem levá-los para passear, meu estômago me permite digerir os alimentos, então tenho energia e meu cérebro me ajudou a escrever este artigo. Seu corpo é muito mais do que sua aparência. Apreciar seu corpo e o que ele faz por você é fundamental para cultivar uma imagem corporal positiva.
2. Envolva-se com outras pessoas que aceitam e apreciam todos os corpos
Seja seletivo com quem deseja passar mais tempo após a pandemia. Comece com pessoas que “aceitam o corpo”, o que significa que não falam mal do seu corpo, do corpo delas ou do corpo de qualquer outra pessoa – elas podem nem mesmo se concentrar na aparência.
A imagem corporal positiva aumenta quando as pessoas se relacionam com outras que aceitam o corpo. Você também pode praticar ser uma pessoa que mostra aceitação corporal com os outros e receber isso em troca.
3. Pratique a autocompaixão
Os corpos das pessoas as ajudaram a sobreviver ao trauma de uma pandemia global. É importante ser gentil consigo mesmo e com seu corpo se sua aparência mudou. Autocompaixão é ser tão gentil consigo mesmo quanto seria com um ente querido passando por uma situação difícil.
Muitos estudos descobriram que a autocompaixão está ligada a uma imagem corporal positiva superior e o autojulgamento está relacionado a uma imagem corporal negativa superior.
Tente estar atento ou atento às suas experiências sem julgá-las, e entenda que outras pessoas estão passando por experiências difíceis com você.
4. Envolva-se em movimento consciente
Se você for capaz, mova seu corpo de maneiras que lhe tragam alegria e rejuvenescimento e o ajudem a se conectar e ouvir o seu corpo. Corpos e habilidades são diferentes, e o que é movimento consciente para outra pessoa pode não ser para você.
Foi demonstrado que algumas atividades, como ioga, promovem uma imagem corporal positiva, desde que não foquem na aparência. Mova-se de maneiras que o ajudem a se concentrar no quanto você gosta de se mover, e não em como você olha enquanto se move.
5. Pratique o autocuidado
Pergunte ao seu corpo o que ele precisa todos os dias. Os corpos precisam de um suprimento regular de combustível, hidratação, relaxamento, estimulação e sono. O autocuidado pode ser difícil de se ajustar em uma programação, mas é muito importante planejar ações e atividades que o restaurem ao seu melhor estado.
6. Envolva-se com a natureza
A interação com a natureza está associada a uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo uma imagem corporal mais positiva. Atividades que envolvem a natureza, como caminhadas, podem ajudá-lo a se concentrar menos em sua aparência e mais em como seu corpo funciona. Experimentar a beleza da natureza também pode ajudar a criar oportunidades para o autocuidado, como por meio do rejuvenescimento e do movimento consciente.
7. Abster-se de comparação corporal
É comum para as pessoas se comparar com os outros. No entanto, quando frequentemente comparam sua aparência a outras percebidas como mais atraentes, sua imagem corporal torna-se mais negativa. A comparação corporal pode ocorrer em muitos ambientes, e não apenas nas redes sociais – também pode acontecer em ambientes comuns, como praia, supermercado e escola.
Quando você estiver comparando seu corpo a outras pessoas e começar a ter sentimentos negativos sobre ele, tente uma das estratégias acima para restaurar uma imagem corporal positiva.
8. Evite o exagero da dieta
Estudos mostram que fazer dieta não funciona: não está associada à perda de peso a longo prazo e geralmente diminui o bem-estar geral. Em vez disso, concentre-se em alimentar seu corpo quando estiver com fome com alimentos que forneçam energia duradoura.
Comer intuitivamente – usando seus sinais naturais de fome, apetite e saciedade para determinar quando, o que e quanto comer – está relacionado à saúde e ao bem-estar.
Ressurgindo da pandemia com confiança
Existem muitas estratégias para ajudar a construir uma imagem corporal positiva, e existem recursos disponíveis para ajudá-lo a encontrar aquela que funciona melhor para você. Para aqueles que lutam contra um transtorno alimentar ou imagem corporal negativa grave, a ajuda profissional é o melhor caminho a seguir.
A imagem corporal positiva não significa apenas se sentir bem com a sua aparência – também é aceitar e amar o seu corpo, independentemente de sua aparência, e se dedicar ao autocuidado para atender às suas necessidades.
Pratique essas estratégias regularmente para promover e manter uma imagem corporal positiva enquanto você reingressa em seu mundo social com segurança e confiança.
*Tracy Tylka é professora de psicologia na The Ohio State University.
(Texto traduzido. Leia aqui o original em inglês.)