Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Erro médico faz idosa receber 5 doses de vacina contra Covid-19 de uma única vez

    Caso aconteceu em Jerusalém, em Israel. Apesar da superdosagem, mulher passa bem e não apresentou efeitos colaterais

    Abinoan Santiago, colaboração para a CNN

    Uma idosa de 67 anos recebeu cinco doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 após um erro médico. O caso aconteceu na quinta-feira (14), em Jerusalém, Israel. Apesar da dosagem acima do recomendado, a mulher não apresentou efeitos colaterais.

    De acordo com o jornal The Jerusalem Post, a idosa recebeu uma dose de 150 microgramas da vacina, o que corresponde a um frasco inteiro do imunizante. Cada dose é composta por 30 microgramas.

    A aplicação aconteceu no Maccabi Healthcare Services. Apesar de não apresentar efeitos colaterais, a mulher precisou ser levada para observação no Centro Médico Shaare Zedek. O hospital informou que ela passa bem.

    O chefe do laboratório de imunoterapia da Universidade Bar-Ilan, Cyrille Cohen, comentou que “isso aconteceu por uma razão muito simples”. 

    “Depois de tantos pacientes, a enfermeira, que às vezes está acostumada a injetar todo o conteúdo do vidro – não para esta vacina, mas em geral – se engana e pega todo o composto. Estou surpreso que tenha acontecido apenas duas vezes”, explicou Cohen ao jornal israelense. 

    Essa não foi a primeira vez que a equipe do centro médico de Maccabi manipulou mais de uma dose em uma mesma aplicação. Um profissional da saúde passou pelo mesmo problema e também não sofreu efeitos colaterais, em dezembro. 

    Cohen esclareceu que os efeitos não aparecem porque a Pfizer administrou de três a quatro vezes mais do que a dose normal dada hoje quando realizou seus testes clínicos, algo tolerado pelos pacientes.

    A dose da Pfizer, segundo Cohen, é administrada em frascos maiores do que 30 microgramas por uma questão de logística. 

    “Se você colocar cada dose de 30 microgramas em um único frasco, sua remessa terá cinco vezes o volume”, afirmou. 

    Tópicos