Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como parar de beber e quais os benefícios disso?

    Entenda quais são os ganhos de cortar a bebida por 1 mês ou definitivamente e veja dicas dadas por especialistas sobre como começar

    Reduzir o consumo de álcool pode ter um efeito semelhante ao da dieta
    Reduzir o consumo de álcool pode ter um efeito semelhante ao da dieta Louis Hansel/Unsplash

    Da CNN

    “Janeiro Seco”, “Outubro Sóbrio” e “Julho Seco”: durante um trimestre do ano, essas campanhas motivam as pessoas a se unirem e desafiarem a si mesmas a ficar sem álcool.

    Enquanto algumas contam com mais força nos Estados Unidos, como a de outubro, no Brasil o desafio é mais comum no início do ano.

    Quanto é muito? Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, classificam o consumo moderado de duas bebidas ou menos em um dia para homens e uma bebida ou menos para mulheres.

    Mas dois terços dos consumidores adultos relatam beber mais do que esses níveis pelo menos uma vez por mês, de acordo com o CDC. E a pandemia não ajudou.

    Um estudo de dezembro de 2020 apontou que 60% dos entrevistados aumentaram o consumo de álcool ao longo do ano e mais de um terço disse que se envolveu em compulsão.

    Então, como parar de beber?

    “Outubro Sóbrio” pode ser um passo para cortar totalmente o álcool, mas não precisa ser, disse o psicólogo biológico Aaron White, consultor científico sênior do diretor do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo.

    Entenda mais sobre isso e como passar ao menos 30 dias sem álcool, além de dicas para parar de beber definitivamente.

    Quais são os benefícios de parar de beber?

    Muitos estudos mostram que o álcool não é bom para uma vida saudável.

    A Federação Mundial do Coração, assim como várias outras entidades que já afirmaram, define: quando se trata de consumo de álcool, não há quantidade segura que não afete a saúde.

    Mesmo o consumo moderado reservado para o fim de semana pode ter impactos sociais, emocionais e psicológicos.

    Mas quais são os benefícios de parar de beber, então?

    Uma revisão científica recente publicada na revista Addict Health mostra uma série de problemas que são decorrentes do álcool. Por isso, ao parar de bebê-lo, alguns benefícios apontados, entre outros, podem ser:

    • Melhora da saúde mental: embora a ingestão de álcool possa levar ao alívio temporário do estresse e relaxamento, seu consumo a longo prazo aumenta a incidência de transtornos mentais graves, incluindo depressão grave e transtornos de ansiedade;
    • Melhora da saúde sexual: pesquisas demonstram que a dependência de álcool foi positivamente correlacionada com o aumento da incidência de distúrbios sexuais masculino e sendo um fator de risco sério para a disfunção sexual feminina;
    • Melhora do desempenho acadêmico: o álcool pode ter um impacto negativo na saúde mental, influenciando desfavoravelmente o desempenho mental e aumenta o envolvimento em comportamentos de alto risco;
    • Redução de quadros violentos: o consumo de álcool está positivamente correlacionado com danos intencionais, como automutilação e violência interpessoal, sendo assim, o não consumo pode melhorar esses cenários;
    • Melhora do sono: o álcool pode interferir no sono saudável, causando distúrbios do sono e insônia. Ao parar de beber, é possível experimentar um sono mais reparador e de melhor qualidade, o que contribui para a saúde em geral e a sensação de bem-estar.

    Ficar 30 dias sem álcool pode ser bom para sua saúde física

    Mesmo em apenas um mês, há evidências de que o consumo reduzido de álcool pode ser bom para sua saúde física.

    “A maioria das pessoas que bebe excessivamente tem fígado gordo”, diz White. “Mesmo uma pausa de um mês é suficiente para reduzir as enzimas hepáticas e para que seu fígado pareça mais saudável”.

    Algumas pessoas também podem achar que com menos ou nenhum álcool dormem melhor e fazem melhores escolhas alimentares para si mesmas, disse White.

    Essa melhora acontece justamente porque o álcool pode ter efeitos prejudiciais sobre vários órgãos e sistemas do corpo.

    Ao parar de beber, você pode experimentar melhorias na saúde geral, como uma redução no risco de doenças renais, hepáticas e respiratórias, além de distúrbios cardiovasculares.

    É o que afirma também a revisão científica citada antes.

    Ela também aborda que consumir qualquer quantidade de álcool, por exemplo, pode aumentar o risco de câncer.

    Foi mostrado que o álcool aumenta diretamente o risco de câncer gastrointestinal (GI) e contribui indiretamente para a alteração das cadeias de ácido desoxirribonucleico (DNA) e da oncogênese.

    É uma substância tóxica, psicoativa e produtora de dependência, inclusive, classificada como cancerígena do Grupo 1 pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer décadas atrás.

    Como parar de beber por 30 dias com sucesso?

    Dicas para ficar 30 dias sem consumir álcool
    Dicas para ficar 30 dias sem consumir álcool / Imagem: Shutterstock

    Há alguns obstáculos para enfrentar durante um mês sóbrio, comenta Annie. Uma delas é superar o desejo de beber, e os especialistas citaram abordagens diferentes para resolver esse problema.

    Reduzir o consumo de álcool pode ter um efeito semelhante ao da dieta – quanto mais você diz a si mesmo que não pode tê-lo, mais deseja, diz Natalie Mokari, nutricionista em Charlotte, na Carolina do Norte.

    Ela recomenda começar com uma bebida a menos do que normalmente se tomaria em cada ocasião ou quebrar um hábito diário limitando a bebida a determinados dias.

    Uma opção é tomar uma água com gás entre as bebidas ou fazer coquetéis mais fracos do que o normal para reduzir o consumo de álcool, disse ela.

    White disse que é importante não sentir vergonha se a pessoa acabar bebendo durante o desafio da sobriedade. Não jogue fora toda a experiência por causa de uma taça de vinho, acrescentou.

    Aprender mais sobre a psicologia e a biologia do álcool realmente ajudou a reduzir seu desejo de beber, disse ela, e abordar seus impulsos com curiosidade em vez de julgamento permitiu que ela aprendesse mais sobre o papel que o álcool desempenhou em sua vida.

    Há também pressão social para beber.

    “A primeira coisa é lembrar que as pessoas podem fazer você se sentir mal porque estão desconfortáveis ​​com seu próprio relacionamento com a bebida”, explica Annie.

    “Muitas vezes ajuda ter uma bebida não alcoólica na mão em eventos sociais, então a oferta de tomar uma bebida nem aparece”, diz White.

    Não exagere após o desafio

    Se a expectativa é reduzir seus hábitos de beber ou melhorar sua saúde, é importante não entender o cruzamento da linha de chegada como a hora de exagerar, diz Natalie.

    Também é possível desfazer as mudanças de hábito que construiu ao longo do mês, voltando a beber com intensidade quando terminar, acrescenta Annie.

    “Em nossa sociedade, até mesmo dizer ‘quero fazer uma pausa’ é super corajoso”, diz ela.

    “Se você não mudar como se sente sobre isso, mas se esforçar o mês inteiro, torna-se uma síndrome do fruto proibido”.

    Como parar de beber álcool definitivamente?

    Especialistas dão dicas de como parar de beber definitivamente
    Especialistas dão dicas de como parar de beber definitivamente / Imagem: Shutterstock

    Para algumas pessoas, parar de beber álcool definitivamente pode ser um desafio significativo, mas é uma decisão que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar geral.

    Abaixo estão algumas dicas para parar de beber que especialistas acreditam que possa ajudar indivíduos a alcançarem o objetivo:

    • Busque apoio profissional: o primeiro passo para parar de beber é procurar ajuda profissional. Agendar uma consulta com um médico ou terapeuta especializado em dependência de álcool pode fornecer orientação personalizada e um plano adequado para a desintoxicação e a recuperação;
    • Evite situações de tentação: identificar ambientes e situações que costumam estar associados ao consumo de álcool é importante para evitá-los no início do processo de abstinência. Isso pode ajudar a reduzir a pressão para beber novamente;
    • Encontre substitutos saudáveis: procure outras atividades para ocupar o tempo que costumava ser destinado ao consumo de álcool. Praticar exercícios físicos, participar de hobbies, ou socializar em ambientes não relacionados ao álcool podem ser opções viáveis;
    • Converse com amigos e familiares: comunicar a decisão de parar de beber com pessoas próximas pode ser uma fonte importante de apoio emocional. Amigos e familiares podem oferecer encorajamento e compreensão ao longo do processo.

    Participe de grupos de apoio: existem diversas organizações e grupos de apoio, como os Alcoólicos Anônimos (AA), que fornecem um ambiente de suporte e compartilhamento de experiências com pessoas que estão passando ou já passaram por situações similares.

    O que acontece com o corpo quando paramos de beber álcool?

    O corpo passa por um processo de desintoxicação quando para de beber álcool. Após a primeira semana, os primeiros sintomas são a melhora do sono.

    Isso acontece porque a bebida prejudica o processo de dormir de forma restauradora. Ela também desidrata o corpo, o que pode gerar dor de cabeça e atrapalhar a concentração.

    Após 14 dias sem beber álcool, a produção de ácido estomacal — que aumenta com a bebida — se normaliza, restaurando a capacidade de eliminar bactérias e reduzir o refluxo gástrico.

    Com 3 semanas, o organismo passa a reduzir a gordura do fígado produzida pelo álcool e reduz a inflamação do local, pois o órgão começa a se regenerar. Isso pode ajudar a perder peso, principalmente porque as bebidas alcoólicas tem “calorias vazias”.

    1 mês depois de parar de consumir álcool, a pressão arterial passa a se regular, oferecendo uma diminuição significativa da tensão nas artérias. E o nível de açúcar também reduz.

    Outro ponto é que a pele também pode ficar com mais saúde, pois não há mais a inflamação gerada pelo álcool.

    Acompanhe tudo sobre saúde na CNN!

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original