Doença autoimune não é contraindicação para vacina contra Covid-19, diz médico
No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes tirou dúvida enviada por telespectador sobre a imunização contra o coronavírus
Na edição desta quinta-feira (15) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes tirou dúvida enviada por telespectador sobre doenças autoimunes e vacina contra a Covid-19: o estímulo do sistema imunológico dado pelo imunizante pode ser perigoso para quem sofre de doença autoimune?
“Quem tem doença autoimune tem um distúrbio que provoca a produção de anticorpos contra células ou tecidos do próprio corpo da pessoa. Mas com a vacina da Covid-19, falamos de um estímulo direcionado ao coronavírus, algo que não existe no nosso corpo”, explicou Gomes. “É possível imaginar que existe uma fragilidade biológica possível em relação a isso, mas não é uma contraindicação para se fazer a imunização”, completou.
“Mas, de fato, a doença autoimune causa desbalanço no sistema imunológico. Um paciente, por exemplo, com esclerose múltipla produz anticorpos que machucam o sistema nervoso central. Outras doenças são assim também, podem agredir células do corpo de forma inadvertida”, disse Gomes.