Dieta vegana pode diminuir idade biológica, mostra estudo
Efeito foi observado mesmo quando a dieta foi seguida por um curto período de oito semanas, segundo pesquisadores
Ter uma dieta vegana, ou seja, sem o consumo de quaisquer alimentos de origem animal, pode reduzir as estimativas de idade biológica, mesmo quando seguida por um curto período (oito semanas). Os achados são de estudo publicado neste domingo (28) no BMC Medicine.
A idade biológica é uma medida que representa o envelhecimento epigenético e do organismo e que pode não estar equivalente aos anos de vida que uma pessoa tem. Os pesquisadores também descobriram que a dieta vegana pode reduzir a idade do coração, do sistema hormonal, hepático, inflamatório e metabólico dos participantes, em comparação com a dieta onívora (que inclui tanto alimentos de origem animal, quanto de origem vegetal).
Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram níveis de metilação do DNA, um tipo de modificação química do DNA que altera a expressão gênica. Pesquisas anteriores já tinham relacionado o aumento dos níveis de metilação do DNA com o processo de envelhecimento.
O estudo foi constituído por um pequeno ensaio clínico randomizado com 21 pares de gêmeos idênticos adultos. Nesse tipo de estudo, os participantes são designados de maneira aleatória a fazerem parte do grupo de intervenção ou do grupo de controle. Para a pesquisa atual, um dos irmãos de cada par de gêmeos foi instruído a seguir uma dieta onívora por oito semanas, enquanto o outro irmão de cada par seguiu uma dieta vegana pelo mesmo período.
Os gêmeos onívoros foram orientados a comer entre 170 e 225 gramas de carne, um ovo e uma porção e meia de laticínios por dia. Os participantes do estudo tinham, em média, 40 anos e um índice de massa corporal (IMC) médio de 26 kg/m². A maioria (77%) era mulher.
Nas primeiras quatro semanas do estudo, os participantes comeram refeições preparadas para eles e, nas últimas quatro semanas, eles próprios prepararam suas refeições após receberam aulas de nutrição.
Em seguida, os pesquisadores investigaram os impactos de cada dieta nos níveis de metilação do DNA analisando amostras de sangue coletadas dos participantes no início do estudo, na quarta semana e na oitava semana. Esses níveis de metilação foram utilizados para inferir as idades biológicas dos participantes e de seus sistemas orgânicos.
Ao final do estudo, os autores observaram diminuições nas estimativas de idade biológica nos participantes que seguiram a dieta vegana, mas não entre aqueles que seguiram a dieta onívora.
Além disso, eles observaram que os participantes que seguiram a dieta vegana perderam, em média, dois quilos a mais do que aqueles que seriam a dieta onívora. Isso pode estar relacionado às diferenças calóricas das refeições fornecidas nas primeiras quatro semanas do estudo. Os pesquisadores sugerem que essas variações no peso poderiam ter contribuído para as diferenças na idade epigenética entre os dois grupos.
Os autores do estudo também ressaltam que são necessárias mais pesquisas para investigar a relação entre a composição da dieta, peso e envelhecimento, além dos efeitos a longo prazo das dietas veganas.
Vegano, vegetariano e flexitariano: conheça diferenças entre as dietas