Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dados sugerem que vacinas contra a Covid-19 protegem contra variante indiana

    “Isso é reconfortante, mas a transmissão mais alta representa um risco real", disse Matt Hancock, ministro da Saúde do Reino Unido

    Arnaud Siad, , da CNN

    Dados iniciais sugerem que as vacinas atuais protegem contra a variante B.1.617 do vírus da Covid-19 identificada pela primeira vez na Índia, disse o ministro da saúde da Grã-Bretanha, Matt Hancock, na segunda-feira (17).

    “Embora não tenhamos o quadro completo sobre o impacto da vacina, os primeiros dados laboratoriais da Universidade de Oxford corroboram as evidências provisórias do hospital Bolton e os dados observacionais iniciais de que as vacinas são eficazes contra esta variante”, disse Hancock aos parlamentares britânicos em a Câmara dos Comuns na segunda-feira. “Isso é reconfortante, mas a transmissão mais alta representa um risco real.”

    “Tudo isso apoia nossa estratégia primordial que é gradativa e cautelosamente substituir as restrições à circulação pela proteção da vacina”, acrescentou. “Em Blackburn, as hospitalizações são estáveis com 8 pessoas atualmente no hospital com Covid. E em Bolton, 19 pessoas estão agora no hospital com coronavírus, a maioria das quais é elegível para uma vacina, mas ainda não a recebeu.”

    Hancock prosseguiu dizendo que a evidência “mostra que a nova variante não tende a penetrar em grupos mais velhos e vacinados, e ressalta novamente a importância da vacinação, especialmente, mas não apenas entre os grupos de idade vulneráveis”.

    No entanto, o secretário de Saúde também alertou que, embora o programa de vacinação possa dar ao Reino Unido confiança na luta contra a pandemia, novas variantes “podem prejudicar os avanços que fizemos” e as pessoas precisarão permanecer vigilantes.

    Hancock disse que havia menos de 1.000 pessoas no hospital com Covid-19 no momento e, em média, há nove mortes por dia.

    Ele também disse que agora há 2.323 casos confirmados da variante B.1.617 identificada pela primeira vez na Índia, no Reino Unido. Ele disse que 483 desses casos ocorreram em Bolton e Blackburn com Darwen, onde agora é a cepa dominante.

    Matt Hancock também disse aos parlamentares que a última avaliação científica é que a variante B.1.617 é mais transmissível – embora ainda não se saiba até que ponto.

    A partir de segunda-feira, as pessoas na Inglaterra podem se reunir ao ar livre em grupos de até 30 e dentro de casa em grupos de até seis ou 2 famílias. Pubs, bares e restaurantes podem reabrir em ambientes fechados, cinemas, pistas de boliche e museus podem reabrir, assim como todas as acomodações de férias.

    Casamentos, recepções e outros eventos da vida podem acontecer com até 30 pessoas. Algumas viagens ao exterior agora são possíveis, sujeitas a um sistema de bandeiras, mas as pessoas são aconselhadas a não ir de férias para países com bandeiras ‘âmbar’ ou ‘vermelhas’.

    (Texto traduzido. Leia o original em inglês.)

    Tópicos