Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Covid-19: estado do Rio tem cerca de 350 mil pessoas com 2ª dose da vacina atrasada

    No momento, mais de 12 milhões de pessoas receberam a primeira aplicação contra a Covid-19 no estado, enquanto menos de 9 milhões estão com esquema vacinal completo

    Mylena Guedesda CNN* , no Rio de Janeiro

    Aproximadamente 350 mil pessoas no estado do Rio de Janeiro estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, de acordo com dados da secretaria de Saúde. Elas não voltaram aos postos no prazo para completar o esquema vacinal. Diante deste cenário, a pasta lançou uma campanha com objetivo de reforçar a necessidade da imunização com as duas doses.

    No momento, mais de 12 milhões (12.697.236) de pessoas receberam a primeira aplicação da vacina. Já em relação à segunda dose, 8,6 milhões (8.603.533) estão imunizadas.

    O município do Rio foi o primeiro estado a autorizar a flexibilização do uso de máscaras em lugares abertos e sem aglomeração. A medida considerou o cenário epidemiológico com baixa ocupação nos hospitais e cobertura vacinal superior a 65% da população geral. De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, a decisão só foi tomada porque a vacinação gerou resultados positivos.

    “Esse foi um passo importante e comprovou que a vacina está sendo extremamente eficaz para combatermos a pandemia. Para chegarmos ao momento atual, de dispensar a máscara nos ambientes abertos, estabelecemos uma logística de distribuição para que as doses chegassem a todos os 92 municípios do estado em até 48 horas”, disse o secretário.

    “Como consequência, temos um dos mais altos índices de cobertura vacinal. Mas queremos melhorar esta marca e não retornar a patamares anteriores. Reforço o pedido para que as pessoas voltem aos postos para a segunda dose ou a dose de reforço”, completou Chieppe.

    Na mesma linha, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ressaltou a importância de a população retornar aos postos de saúde para receber a segunda dose dos imunizantes.

    “Tomar a segunda dose é fundamental para evoluirmos no combate ao coronavírus. Muitas pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose ainda não retornaram aos postos. Todos com o esquema vacinal completo garantirão que o nosso estado permaneça em baixo risco de transmissão do vírus, o que nos permitirá trazer maior flexibilização ao estágio em que estamos neste momento” disse o governador.

    A campanha “Tome a medida certa, tome a segunda dose” também convoca os idosos para irem às unidades para receber a dose de reforço contra a doença. Até a noite desta segunda-feira (1°), 1.013.318 pessoas tomaram a terceira dose da vacina.

    *Sob supervisão de Helena Vieira