Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Correspondente Médico: Qual o papel da mente no desempenho dos atletas?

    Neurocientista Fernando Gomes comenta a nova lesão do jogador Neymar, que deve ficar de fora do jogo do Brasil contra a Bolívia

    Na edição desta sexta-feira (9) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocientista Fernando Gomes aborda a relação entre corpo e mente para um bom desempenho esportivo e comenta a nova lesão do jogador Neymar, que pode ficar de fora do jogo do Brasil contra a Bolívia, pelas Eliminatórias.

    De acordo com Gomes, as condições físicas devem estar relacionadas com a inteligência emocional. “Existe um trabalho muito intenso com o corpo, porque o atleta trabalha com isso, mas o alinhamento entre o corpo e a mente é extremamente fundamental para ter um bom desfecho”, explica.

    Leia, ouça e assista também:
    CBF define diária e premiação igual para mulheres e homens na seleção brasileira
    Arara invade o gramado e interrompe jogo-treino da seleção feminina
    Os protestos no esporte: atletas podem se manifestar politicamente?

    Correspondente Médico: Fernando Gomes comenta a nova lesão do jogador Neymar
    Correspondente Médico: Fernando Gomes comenta a nova lesão do jogador Neymar, que pode ficar de fora da partida Brasil x Bolívia
    Foto: CNN Brasil (9.out.2020)

    Gomes frisou que é importante ter um bom gerenciamento. Ele ainda ressalta que a pressão pelo gol, por exemplo, influencia o rendimento do atleta também. Ao mesmo tempo, pode resultar numa minimização da sensação de dor física. 

    “Durante essa percepção do jogo, existe quase que uma sensação de encantamento em que a pessoa está, naturalmente, sofrendo efeito desse neurotransmissor com uma sensação de analgesia, de forma que o único objetivo é fazer gol ou defender o time, por exemplo”, descreve.

    A sensação, contudo, não dura por tempo suficiente para que a dor cesse. “Depois que o corpo ‘esfria’, como se diz popularmente, podem vir as dores e todo aquele desconforto”, conclui.

    Neymar

    O atacante sentiu dores na região lombar e a chance de não estar em campo é grande. O motivo da dor não foi divulgado, mas vale lembrar que a região é sensível para o jogador. 

    Neymar ficou de fora da semifinal da Copa de 2014 depois de levar uma joelhada e fraturar uma vértebra lombar. Agora ele não deve entrar em campo na partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

    Tópicos