Correspondente Médico: Qual a importância do entretenimento para a saúde mental?
O neurocirurgião Fernando Gomes fala sobre cultura e efeitos do entretenimento na mente humana
O setor cultural está entre os mais afetados pela pandemia – que já passou de 16 milhões de casos confirmados em todo o mundo. A maioria dos estúdios adiou as principais estreias e, assim como tantos outros elementos de nossas rotinas alterados neste período, essa mudança também atinge nossas mentes.
Na edição desta terça-feira (28) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes abordou a importância do entretenimento para a saúde mental e física.
“O entretenimento funciona para o adulto da mesma forma que o entretenimento para a criança”, compara ele. “É um momento em que a gente dá significado, podemos aumentar nossa criatividade e potencializar diversas percepções importantíssimas para suportar, muitas vezes, a dificuldade que encontramos no dia a dia”, acrescenta.
Leia também:
Estes são os filmes que você deveria assistir quando os cinemas reabrirem
Correspondente Médico: Pandemia prejudica sono e muda sonhos dos brasileiros
Correspondente Médico: por que o corpo humano precisa da luz do sol?
Segundo ele, a expectativa cultural estimula a mente de uma forma diferente pelas entradas sensoriais que ocorrem através da visão (a partir do lobo occipital) e da audição (compreendida pelos lobos temporais).
Isso causa liberação de endorfina e dopamina – as responsáveis pelo bem-estar, que impactam mente e corpo. “É por isso que o entretenimento é tão importante para a saúde do corpo físico e da mente também”, pontua.
“Essa entrada diferente estimula a nossa criatividade, então mexemos com memórias e criamos experiências novas, mesmo sem ter participado de verdade daquela situação”, diz ele. “Você sai diferente e enriquecido, deixou suas preocupações de lado para aumentar sua inteligência”.
(Edição: Sinara Peixoto)