Correspondente Médico: Como prevenir dores musculares no frio
Neurocirurgião Fernando Gomes explica por que o inverno pode causar mais dores musculares em pessoas que já sofrem com doenças crônicas ou reumáticas
Na edição desta terça-feira (29) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou por que o inverno pode causar mais dores musculares em pessoas que já sofrem com doenças crônicas ou reumáticas.
“Quando existe o frio, principalmente o frio intenso, o organismo lança mão de recursos para não perdemos calor. Somos animais homeotérmicos, ou seja, 36,5°C é a temperatura que a gente constantemente está brigando pra manter”, disse Gomes.
“[No frio], os vasos sanguíneos da periferia do corpo tendem a fechar um pouco, então chega menos sangue nas extremidades. Por isso, é normal percebemos dedos, mãos e pés frios, assim como o nariz e as orelhas também”, completou.
“Outro mecanismo são contrações musculares que fazem com que esse trabalho muscular aumente a temperatura, sobretudo na periferia do corpo. Se a pessoa já é acometida por alguma patologia, um reumatismo ou até mesmo dor crônica, isso faz com que esse estímulo seja somatório e assim a sensação dolorosa acaba aumentando”, explicou o médico.
Fernando Gomes também deu dicas para diminuir a sensação de dor durante o frio. “Além de se agasalhar bem, fazer alongamentos e um trabalho muscular ajudam na liberação de substâncias e modulam o sistema de percepção da dor.”