Correspondente Médico: problemas de tireoide influenciam no equilíbrio hormonal
Neurocirurgião Fernando Gomes com explicou o que são e como identificar os principais distúrbios de tireoide
Na edição desta terça-feira (29) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou quais são e como identificar os principais problemas de tireoide, glândula responsável pela produção de hormônios.
“Quando existe hipotireoidismo, que significa pouco funcionamento, a pessoa pode apresentar cabelo seco, irritabilidade, cansaço e a tireoide pode estar reduzida de tamanho. Muitas vezes quando investigamos uma pessoa que apresenta depressão ou idoso com quadro que sugere demência, precisamos descartar que o indivíduo não tenha hipotireidoismo”, explicou o médico.
Leia e veja também:
Argentina inicia vacinação contra Covid-19; Brasil está fora
Registro de vacina de Oxford será pedido à Anvisa em poucos dias, diz Fiocruz
Correspondente Médico: O que causa a pressão no ouvido durante viagens?
“Quando usamos o prefixo hiper, significa que existe um funcionamento a mais da glândula da tireoide, com liberação de hormônios em excesso. Isso provoca aumenta do metabolismo, perca de peso, os olhos podem ficar salientes e o pescoço pode ficar inchado. É uma situação diferente [do hipotireoidismo], mas existe correlação direta com a produção dos hormônios que são liberados por essa glândulas”, completou Gomes.
(Publicado por Luiz Raatz)